O governo brasileiro assinou um memorando de entendimento com a China para analisar a viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico, que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico por meio do Porto de Chancay, no Peru. A iniciativa, formalizada nesta segunda-feira (7), envolve o Ministério dos Transportes e a estatal chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute.
O projeto visa fortalecer a posição do Brasil no comércio internacional, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste para o mercado asiático. A proposta integra os modais ferroviário, rodoviário e hidroviário, com foco na sustentabilidade e na eficiência logística.
O eixo Fico-Fiol (Ferrovia de Integração Centro-Oeste e Oeste-Leste) será a espinha dorsal do novo corredor. O leilão desse trecho está previsto para o primeiro semestre de 2026. O mapeamento das rotas bioceânicas é conduzido pelo Ministério do Planejamento, que trabalha na consolidação de uma malha integrada com os principais corredores comerciais globais.
Segundo a ministra Simone Tebet, o interesse chinês nas ferrovias brasileiras foi confirmado pelo presidente Xi Jinping em encontro com Lula, reforçando a intenção da China de investir na infraestrutura logística do país. A estratégia inclui as Rotas de Integração Sul-Americana, que conectam o Brasil a portos do Pacífico e abrem novas possibilidades para as exportações rumo à Ásia.
Com informações da CNN Brasil.