A empresa suíça Nestlé fechou nesta segunda-feira (7) um acordo avaliado em US$7,15 bilhões para vender produtos com a marca da rede de cafeterias Starbucks em todo o mundo.
O proprietário da Nescafé e da Nespresso terá o direito de comercializar o café da marca, que, com suas atividades, gera quase US$2 bilhões por ano em vendas. A medida reforça a posição da Nestlé como a maior empresa de café do mundo.
No entanto, o nome da Nestlé não aparecerá nos produtos da Starbucks e nenhuma das cafeterias da Starbucks ou produtos prontos para beber estão envolvidos no acordo.
Entretanto, a Nestlé poderá vender café da marca em cápsulas individuais, além de ampliar a comercialização de café em grãos e moído da Starbucks, em supermercados.
Segundo o diretor geral do grupo suíço, Mark Schneider, “esta operação é uma etapa importante para nossas atividades de café, a categoria de maior crescimento da Nestlé”.
Para ele, “as duas empresas têm uma autêntica paixão pelo café excepcional e estão orgulhosas de serem reconhecidas como líderes globais pela procedência responsável e sustentável de seu café”.
No ano passado, a Nestlé pagou cerca de US$ 425 milhões por uma participação de 68% na Blue Bottle Coffee, empresa sediada na Califórnia que vende café a clientes online e possui várias lojas nos EUA e no Japão.