Campanha “Julho Amarelo” começa na próxima semana em Mairinque

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque realiza neste mês a Campanha “Julho Amarelo” de Prevenção à Hepatite B e C, organizada pelo Ministério da Saúde e o Comitê Estadual de Hepatites Virais. Os testes estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município a partir da próxima segunda-feira (15).

A maioria das pessoas que podem estar infectadas pelo vírus da Hepatite, que é uma inflamação no fígado, desconhece sua condição sorológica, principalmente por se tratar de uma doença que não apresenta sintomas. Muitas vezes, só percebem quando as manifestações se tornam graves, atingindo o estado de cirrose ou câncer do fígado.

O Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, comenta que a população deve realizar os testes, pois o diagnóstico precoce facilita a erradicação da doença. “Realizar o diagnóstico precoce é a principal maneira de evitar transmissão ou a progressão dessas doenças. As consequências de uma confirmação tardia são extremamente graves e o tratamento nesse estágio pode ser ineficaz”.

Para realizar os testes, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

A Organização Mundial de Saúde – OMS instituiu, em 2010, a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, este mês é considerado o período de prevenção e luta contra a doença.