Casarões antigos farão parte de roteiro turístico são-roquense

Os Casarões de São Roque são muito admirados por moradores e turistas que circulam pela cidade e, buscando valorizar essas construções antigas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ) e com ajuda do vereador Guto Issa (Rede) desenvolveu o projeto intitulado “Roteiro dos Casarões de São Roque”.

Segundo explica Guto Issa, a parceria tem o objetivo de revitalizar o Cenho Histórico da cidade. A ideia é identificar e mapear os casarões, entrevistar oralmente os moradores dos imóveis e analisar documentos que constam no Cartório de Registro de Imóveis. Também serão comparadas fotos antigas com imagens recentes das fachadas dos Casarões, com o objetivo de identificar os estilos arquitetônicos. Ao final, pretendemos colocar placas explicativas contendo parte da história desses Casarões, com o apoio da iniciativa privada”, explica Guto

O Projeto “Roteiro dos Casarões de São Roque” é coordenado pelo prof. Dr. Rogério de Souza, e faz parte de uma ação maior que visa aprimorar a formação dos estudantes do IFSP/SRQ através da realização de ecoturismo no CECT Brasital e conscientização dos frequentadores de São Roque para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da cidade.

Nas próximas semanas, o Vereador Guto Issa e o prof. Dr. Rogério de Souza divulgarão demais informações sobre o andamento do projeto e aproveitam essa oportunidade para convidar aqueles que se interessaram pela ação para entrar em contato com os envolvidos.