Caso de Dengue Tipo 2 é confirmado em Mairinque

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Divisão de Zoonoses, realizou na quarta-feira (21) um treinamento sobre como proceder em casos de suspeita de Dengue. A capacitação aconteceu no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec e contou com a presença de funcionários atuantes nos Postos de Saúde, Agentes Controladores de Vetores, Agentes Comunitários e servidores da Tributação.

Devido a proliferação de casos de Dengue tipo 2 em 19 cidades do interior paulista e a comprovação de um caso da doença no município de Mairinque, o chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luiz Carlos Pinheiro, e a chefe de Divisão de Zoonoses, Josimara Grinholi, realizaram o treinamento para que os profissionais da área estejam habilitados, sabendo reconhecer precocemente a enfermidade e direcionar o atendimento conforme a classificação de risco clínico.

Durante o evento, foi explicado como deve ser feita a avaliação e classificação clínica do paciente, os principais sinais de alarme da doença, as complicações e possíveis evoluções do laudo e os critérios de alta hospitalar. De acordo com Luiz Pinheiro, essa é uma problemática nacional que não pode ser esquecida. “É muito importante fazer essas capacitações, pois as pessoas ficam presas na rotina e esquecem-se dos cuidados que precisam ser feitos para prevenir a proliferação do mosquito.

Por isso, estamos mobilizando toda a rede municipal de saúde, fazendo treinamentos e palestras para que os profissionais estejam atualizados no manejo clínico dos pacientes”.

Colaboração de todos

Os cuidados para o controle da reprodução do mosquito envolvem evitar o acúmulo de água nos vasos e pratos das plantas, latas, garrafas, pneus e tudo o que pode manter a água parada; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; e manter as calhas das residências limpas e livres de acúmulo de folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água.