Encontro de vinhateiros e ex vinhateiros de São Roque

SINDUSVINHO realiza o “Encontro de Vinhateiros e ex-Vinhateiros” em São Roque

Estiveram presentes no evento mais de 150 convidados, sendo vinhateiros e ex-vinhateiros, um momento de comemoração.

O Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO) realizou no último dia 21 de julho o “Encontro de Vinhateiros e ex-Vinhateiros” no Recanto da Cascata, foi oferecido aos convidados um delicioso almoço em um ambiente com decoração temática, música e muito vinho. O objetivo do evento foi celebrar a história da cidade de São Roque e do vinho, reunindo os atuais e antigos vinhateiros, que carregam com grande orgulho o título da cidade: “São Roque a Terra do Vinho!”.

Para concretizar este encontro o SINDUSVINHO realizou uma minuciosa pesquisa histórica, que levou mais de seis meses em busca de nomes, marcas de vinhos das décadas de 40 e 50 e também a busca por personagens que pudessem compor este momento tão único. O resultado foi surpreendente, estiveram presentes mais de 150 pessoas representando mais de 50 marcas de vinhos, atuais e antigos da cidade de São Roque. Foram momentos de descontração e também de relembrar história da cidade, que na década de 50 tinha mais de 150 vinhateiros, além da famosa “Festa do Vinho”, que foi considerado o primeiro evento do Brasil vinculado à produção e comercialização da bebida.

Memorial do Vinho

O “Memorial do Vinho” é uma iniciativa do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), um dos objetivos do “Encontro dos Vinhateiros e ex-Vinhateiros de São Roque” é de reunir o maior número possível de material histórico para o memorial como; equipamentos da época, rótulos de vinhos, fotos e todos os artigos históricos são de extrema importância para realização desta homenagem à história da cidade e do vinho.  O SINDUSVINHO está à frente desta inciativa e pede a participação de todos neste projeto, para o presidente do SINDUSVINHO, Fernando Aparecido Pereira Leite “É essencial manter viva a história do vinho de São Roque, para que os turistas e as futuras gerações saibam da onde vem o título de São Roque ser a terra do vinho”, a proposta é que o “Memorial do Vinho” seja inaugurado na região central de São Roque.

Hoje, a cidade conta com 14 vinícolas, que produzem vinhos de diferentes variedades, a região é responsável pela comercialização de cerca de 18 milhões de garrafas de vinho por ano, sendo cerca de 75% de vinhos de mesa e 25% de vinhos finos, além de ter o “Roteiro do Vinho” que recebe milhares de visitantes durante o ano e a tradicional “Expo São Roque – Festa do Vinho e Alcachofra” que acontece de 04 de outubro a 10 de novembro, às sextas, sábados e domingos, recebendo turistas de diversos locais do Brasil.  É a cidade de São Roque fazendo parte do enoturismo nacional.

O SINDUSVINHO e seus associados agradecem a presença de todos os convidados, autoridades e imprensa por nos prestigiarem neste momento tão marcante. Pedimos a participação de todos os vinhateiros e ex-vinhateiros possuidores de algum material histórico, que contribuam com o nosso memorial, entrando em contato através do telefone (11) 4712-3231 ou pelo e-mail [email protected]