Os problemas com a prestação de serviços de coleta de lixo em São Roque têm prejudicado a população nos últimos meses e nesta semana mais uma discussão foi feita para solucionar as falhas frequentes que vêm acontecendo. A empresa FBF Engenharia, responsável pela coleta de lixo no município opera em contrato emergencial, renovado em janeiro deste ano e no início da semana anunciou a possibilidade de uma paralisação dos coletores e varredores. O Sindicato da categoria informou que a falta de reajuste salarial e atraso no pagamento, por parte da empresa, seriam os motivos.
Em reuniões realizadas com gestores da prefeitura de São Roque ao longo da semana, acordos foram feitos para que tal paralisação não acontecesse. Porém o que se viu pelas ruas da cidade foi um grande acúmulo de lixo relatado por munícipes em diferentes locais. “Os serviços haviam sido, parcialmente, paralisados no dia 11. Na mesma data foi encaminhado ofício à empresa solicitando informações, ressaltando a garantia legal de manter a prestação dos serviços essenciais”, disse a prefeitura em nota.
Na quarta-feira, 13, a prefeitura notificou a FBF a informar a legalidade da interrupção, com previsão da aplicação de penalidades. A resposta à notificação foi a retomada das atividades, na manhã do dia 14, quinta-feira. A coleta se iniciou pelos bairros que, habitualmente, são atendidos às quintas-feiras. A empresa informou que concentrará esforços para colocar os serviços atrasados em ordem, no menor tempo possível.
Licitação
Encontra-se em fase final a Concorrência Pública nº 3/2018 visando à contratação de empresa especializada para executar serviços de limpeza pública, no município. Também finalizando, a Concorrência nº 4/2018 para execução de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos de Saúde.
Segundo a prefeitura a previsão de prazo para finalizar as licitações e contratar a nova empresa para coleta de lixo é de 20 dias. “As licitações foram abertas em abril e estão em fase de finalização, obedecendo aos prazos estabelecidos em lei”, informaram.