Como aproveitar a Páscoa com a família na quarentena

O período de quarentena recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a propagação do novo coronavírus irá colidir com um dos feriados mais importantes do calendário ocidental: a Páscoa.

Tradicionalmente, o primeiro domingo de abril é marcado por almoços de família e ovos de chocolate, mas, devido a pandemia do Covid-19, as reuniões familiares não poderão ser realizadas. Confira 5 maneiras de aproveitar a Páscoa em tempos de quarentena:

Ovo de Páscoa caseiro

Para entrar no espírito do feriado, você pode aproveitar o tempo que está sobrando durante o período de quarentena e confeccionar o seu próprio ovo de chocolate. Confira uma receita simples:

Pique o chocolate e o coloque em uma tigela de vidro e derreta em banho-maria. Mexa para não grudar.

Esparrame o chocolate derretido em uma superficial de mármore (como a pia da cozinha) e faça movimentos circulares no chocolate com uma espátula, até que ele esfrie, e o coloque de novo na tigela.

Pincele a forma do ovo de páscoa com chocolate derretido e coloque a forma virada para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Leve a geladeira e deixe lá por 20 minutos.

Retire a forma, coloque mais chocolate e deixe na geladeira por mais quinze minutos e repita esse mesmo processo mais duas vezes.

Retire a forma da geladeira e, com uma faca, retire o excesso de chocolate da forma. Vire a forma do ovo de páscoa pra baixo e delicadamente retire o ovo da forma.

Em seguida, basta embrulhar o ovo de chocolate do jeito que quiser! Você também pode transformá-lo em um ovo de colher recheando-o como preferir, basta usar a criatividade. Caso você não tenha uma forma de ovo de páscoa, confira um vídeo ensinando você a confeccionar uma:

Um banquete por videoconferência

Para não perder o espírito que o feriado proporciona, pode ser uma boa ideia elaborar pratos gostosos e tradicionais como lasanha, maionese, macarronada, entre outros, e comemorar a páscoa junto de quem mora com você.

Para não sentir saudade dos familiares mais distantes, você também pode realizar chamadas de vídeo com quem ama através de aplicativos de videoconferência como o Zoom, o Microsoft Teams e o próprio WhatsApp, todos disponíveis para Android e iOS. Assim, apesar da distância, você poderá compartilhar o almoço junto com sua família, cada um em sua respectiva casa.

 Cultos e Missas on-line

Além do coelhinho da Páscoa e os tradicionais ovos de chocolate, o feriado também tem um significado muito importante para quem é evangélico ou católico, pois marca a ressurreição de Jesus. Muitas pessoas costumam ir à igreja no feriado para relembrar a morte de Cristo e agradecer.

Para que a comemoração não passe em branco, muitas igrejas realizarão missas e cultos on-line. Para os evangélicos, diversas igrejas como a Comunidade da Graça, a Bola de Neve, a IBAB e outras casas menores já estão realizando cultos online.

Para os católicos, o próprio Papa Francisco fará uma cerimônia on-line na Quinta-Feira Santa (9), às 18h, e na Sexta-Feira Santa, também às 18h. Ambas serão transmitidas pelos canais do Vaticano no YouTube e no Facebook. O Papa também celebrará a missa do domingo de Páscoa (12) às 11h da manhã.

Decorar a casa

Se vestir bem, decorar a casa e a mesa para comemorar o feriado pode ser uma ótima alternativa. Além de sair da mesmice proporcionada pela quarentena e explorar novamente o seu guarda-roupa, decorar a casa de um jeito diferente pode ser uma experiência muito divertida.

Fraternidade e agradecimento

O feriado de Páscoa também pode ser um momento oportuno para relembrar a união e agradecer. Independente da religião, em tempos difíceis como os de pandemia é importante relembrar o espírito de fraternidade e agradecer pela vida, prática que pode ajudar você a manter em equilíbrio a saúde mental.

Via Fala! Universidades