Cotia registra primeiro caso confirmado de coronavírus

Nesta terça-feira (17/03), a Prefeitura de Cotia contabilizou o primeiro caso positivo de Coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se uma pessoa de 42 anos de idade que tem histórico de contato com caso suspeito no trabalho.

O paciente recebeu atendimento na rede particular no dia 13 de março. Paciente segue em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica. Na segunda-feira (16/03), a Prefeitura de Cotia divulgou que decretou Estado de Emergência na Saúde Pública do Município que também criou o Programa Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19 (Decreto 8682/2020). A medida foi tomada pela Gestão Municipal para garantir a aquisição bens, serviços e insumos de saúde para atender a demanda de enfrentamento do vírus.

Em outro documento, o Decreto 8683/2020, a Prefeitura suspende todos os eventos públicos que tenham previsão de mais de 200 participantes, bem como toda a programação municipal com atividades culturais, sociais e esportivas, aulas na rede municipal e eventos particulares como a Festa do Peão de Cotia e a Romaria de Caucaia do Alto, além de conceder licença compulsória de 14 dias, sem ônus ao servidor municipal, aos servidores com idade superior a 60 anos (sem necessidade de indicação médica), a partir desta terça-feira (17/03).

Servidores que estiveram em regiões endêmicas ou que tiveram contato com quem lá esteve também poderão ter a licença sem ônus (será necessário enviar relato do seu histórico sobre a possível exposição ao vírus, descrição de sintomas, entre outros previstos no decreto).

Mais casos na região

Até agora São Roque registrou 7 notificações de casos de suspeita de Coronavírus. Desses, 5 são moradores locais, que tiveram contato com pessoas que viajaram para o exterior e 2, de São Paulo, que estavam de passagem no município.

Mairinque também tem um caso suspeito e Araçariguama já contabiliza 3 suspeitas.