Couve, ela é indispensável no seu cardápio?

Atualmente existem diversas receitas que incluem a couve como um dos ingredientes, desde o suco verde, faz parte da famosa feijoada, para aquecer no frio o caldo verde, e é uma delícia de todos os jeitos. A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, entre outros.Tem uma boa concentração de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira já que o iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

O magnésio faz parte da clorofila na couve (substância que dá a cor verde à folha) e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura pode auxiliar no rejuvenescimento.  O suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. O suco tem um teor de calorias muito baixo, e satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos. A quantidade ideal para se obter os benefícios é comer com moderação e o recomendado é consumir por volta de 5 folhas por dia. A melhor alternativa é comer a couve crua para aproveitar melhor todos os seus nutrientes. Caso prefira que a couve seja refogada, o aconselhável é que não passe muito tempo no fogo. Apenas salteie a couve rapidamente, sem ficar muito tempo no calor.

Benefícios da Couve

  • Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  • Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante; ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A, que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce.
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  • As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  • É também fonte de vitamina E e proteína.

Curiosidades:

  • A couve e o limão são ricos em vitamina C e antioxidantes, por isso ajudam a eliminar gordura e perder de peso e previnem doenças degenerativas.
  • O suco de couve é ideal para ser tomado à noite, pois normalmente quando a pessoa desperta pela manhã o corpo já procura eliminar as toxinas através das fezes.
  • As fibras encontradas na couve fazem bem ao estômago, pois reduz a acidez, protegendo a mucosa gástrica.
  • Alguns cientistas desenvolveram na Europa três variedades de couve-flor nas cores, laranja, púrpura e verde. Com o mesmo sabor da original, essa variedade mantém a cor mesmo depois de cozida.

Alguns tipos de couve são mais comuns como: couve de Bruxelas, manteiga, galega, verde ou roxa, couve kale ou serrilhada. Algumas têm seu sabor apreciado quando são consumidas cruas, outras quando refogadas ou até assadas como chips, então sempre tem um jeito bom para consumir esta hortaliça. Existem muitos tipos de couve, o seu valor nutritivo e seu sabor são apreciados no mundo todo, escolha a sua preferida e aproveite para incluir os benefícios que suas vitaminas podem trazer ao seu organismo e ainda deixar suas receitas mais ricas e saborosas.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Rodgers, C. “Os benefícios das Hortaliças.” Publifolha, 2018.

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