“CPFL nas Escolas”: São Roque recebe projeto educacional

 

Promover o uso racional da energia elétrica a partir de atividades educativas e lúdicas, para toda a família, foi a proposta do projeto educacional “CPFL nas Escolas”, iniciativa que a CPFL Piratininga apresentou recentemente em São Roque. Estudantes de 11 escolas estaduais e municipais visitaram a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional (carreta), uma ação do Programa de Eficiência Energética da concessionária, exposta nos dias 8 e 9 de março no Recanto da Cascata.

As escolas que participaram do projeto CPFL na Escolas foram: EMEF Profº Tibério Justo da Silva; EMEF Profº Maria S. Ferraz Schoenacker; EMEF Profº Euclides de Oliveira; EMEF Profº Iracema Vilhaça; EMEF Profº Carmem Lúcia B. C. de Brito; EMEIF Profº Joaquim Silveira Santos; EMEIF® Profº Leonidas Antonio de Moraes; EMEF Profº José Luiz Pinto; EE Horácio Manley Lane; EE Profº Germano Negrinie e EE Prof Epaminondas de Oliveira.

“O objetivo da CPFL Piratininga é engajar as famílias sobre a importância do consumo consciente de energia, a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atuamos, promovendo o uso racional dos recursos energéticos”, diz o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Uma das atrações do projeto foi o “Túnel do Conhecimento”, espaço inflável de 15 metros, que expôs maquetes de usinas hidrelétricas, de energias renováveis, como a eólica e solar, além de experimentos sobre energia elétrica e equipamentos eficientes. Dentro da carreta, os visitantes participaram de atividades educativas que possibilitaram a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e a utilização racional dos recursos.

Para colocar em prática o conhecimento sobre o tema ‘energia’, os visitantes também tiveram a oportunidade de gerar energia elétrica a partir da utilização de uma bicicleta e ainda participaram de atividades artísticas como peças de teatros.

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto “CPFL nas Escolas” já passou por aproximadamente 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação do Grupo CPFL Energia.

Programa de Eficiência Energética

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, investiu em 2017 cerca de R$ 56 milhões em projetos de eficiência energética distribuídos nos 679 municípios atendidos pela concessionária nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com o investimento, os projetos do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia pouparam, no ano passado, 37,5 mil MWh, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 15 mil clientes residenciais com consumo médio de 200 KWh mensais, pelo período de um mês.  A iniciativa também evitou a emissão de 3,697 mil toneladas de CO2. Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de mais de 20 mil novas árvores.