Creche Gotinhas de Vida é fechada em Araçariguama e prédio vai dar lugar ao Projeto Despertar

Na última semana um polêmico anúncio da Prefeitura de Araçariguama movimentou as redes sociais: o encerramento das atividades nas dependências da EMEI Gotinhas de Vida com o objetivo de reduzir gastos com alugueis. Muitos moradores e pais mostraram-se indignados com a decisão.

“Mães e responsáveis por alunos, isso é inadmissível. Uma história de mais de 30 anos, uma creche que se tornou modelo na cidade, agora extinta como se fosse um mero contrato. Nós somos a voz do município. A praticamente 15 dias de começar as aulas somos mais uma vez pegos de surpresa”, disse um munícipe.

“A escola Gotinhas sempre foi referência em Educação Infantil de Araçariguama por mais de 25 anos, uma excelente escola, tive o prazer de ter meu filho estudando lá por três felizes anos, saiu de lá com 6 anos lendo e escrevendo. O Vale da Bênção tinha várias parcerias importantes, triste com essa mudança”, comentou uma mãe.

De acordo com a Prefeitura o prédio passará a desenvolver a Proposta: “Centro Multidisciplinar – Projeto Despertar”, cuja Política Educacional contempla a oferta de Educação Especial e Inclusiva, realizando atendimento à Jovens e Adultos com deficiência. “A medida se faz necessária diante da importância de reduzirmos os exorbitantes valores gastos com aluguéis para uso público. O local atual onde está sendo desenvolvido o Projeto Despertar, com atendimento de 36 adultos com deficiência, além de estar em contrato de aluguel de R$ 5.806,5, não possui as condições físicas e estruturais necessárias para instalação educacional, frisa-se a importância de acessibilidade, entre outras condições”, disse o secretário de Educação Roberto Vieira Pinto, em nota.

Ainda segundo a Administração Municipal todos os alunos da “Creche Gotinhas de Vida” estão com suas vagas garantidas, como diz a lei da Constituição Federal (Artigo 208, IV) e o ECA (Artigo 54, IV). “As crianças serão transferidas para as creches próximas. Essas creches estão com salas livres para atender a demanda de transferência e trabalham com a mesma proposta pedagógica desenvolvida na “Gotinhas de Vida”. Continuaremos dando o mesmo respaldo técnico-pedagógico, vamos manter a nossa responsabilidade com cada uma das crianças. Comunicamos que a Secretaria de Educação com brevidade convocará os pais e responsáveis para conversar presencialmente, a fim de prestar maiores esclarecimentos com relação a medida administrativa, técnica e pedagógica de transferência dos alunos da Creche e alocação do Projeto Despertar no endereço Central”, explicou o secretário.