A milésima fábrica de cerveja

O Brasil chega a mil fábricas de cerveja! Responsável pelos registros e legislações vigentes, o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, registrou na última semana a cerveja de número mil no país. Isso significa que, só até agora, foram 111 novas fábricas autorizadas, em 6 meses, média de 22 por mês. Para se ter uma ideia da expansão do segmento, considerando 10 anos atrás, havia 255 cervejarias ativas.

Em 10 anos, praticamente quadruplicou. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Carlos Lapolli, as marcas independentes que produzem cerveja artesanal são as responsáveis por esse grande crescimento. O fator geográfico mostra que a maior concentração está no Sul e Sudeste, embora outras regiões estejam despontando para o mercado.

Lapolli concluiu que esses números refletem na apuração do paladar do consumidor e a expansão da sua percepção sobre a cerveja. Aí entra naquela ideia da bebida estar mais exposta e mais acessível a todo tipo de público.

Beba menos, beba melhor!

Para produzir sua própria cerveja entre em contato pelo e-mail: cervejariasr@hotmail.com.br Instagram @_roger_santiago_ #culturacervejeirasr

Por Rogério Santiago