Almir Sater: 65 anos e as suas músicas mais tocadas no Brasil | Cultura
“Tocando em frente”, em parceria com Renato Teixeira, foi a música do artista mais executada nos últimos 10 anos – Crédito: Twitter @loira_dobem_

Almir Sater é um importante representante da música regional, com canções de sucesso e uma carreira com mais de 40 anos. Cantor, compositor, violeiro e ator, ele completa 65 anos neste domingo, dia 14, e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo sobre a sua obra musical, destacando as canções mais ouvidas no país. “Tocando em frente”, parceria com Renato Teixeira, figurou entre as mais gravadas de sua autoria até hoje e foi também a mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública de música.

Nesse último ranking, também fazem parte do top 3 as canções “Um violeiro toca”, feita também com Renato Teixeira, e “Comitiva esperança”, parceria com Paulo Simões. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 14 de novembro de 1956, Almir Sater tem 110 composições autorais e 261 gravações com sua participação no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TV e Show.

O artista é filiado à Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), uma das associações de música que administram o Ecad e é responsável pelos repasses ao artista. O diretor geral da Abramus, Roberto Mello, enviou sua mensagem e seu abraço ao aniversariante. “Almir Sater representa o que de melhor há na nossa música de raiz. É o artista que dignifica e personaliza o cidadão brasileiro e expressa musicalmente a cadeia produtiva da agricultura, da pecuária e dos sabores e cheiros do nosso sertão. Como gestor da Abramus e como um ouvinte da boa música, expresso minha melhor homenagem ao Almir. Muito obrigado por sua música, pelo seu trabalho. E assim a chalana vai percorrendo a alma sertaneja”, disse. 

Ranking de músicas de autoria de Almir Sater mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

PosiçãoMúsicaAutores
1Tocando em frenteRenato Teixeira / Almir Sater
2Um violeiro tocaRenato Teixeira / Almir Sater
3Comitiva esperançaPaulo Simões / Almir Sater
4PeãoRenato Teixeira / Almir Sater
5CubanitaPaulo Simões / Almir Sater
6A saudade é uma estrada longaPaulo Simões / Almir Sater
7Mês de maioPaulo Simões / Almir Sater
8Rasta bonitoRenato Teixeira / Almir Sater
9Brasil poeiraRenato Teixeira / Almir Sater
10LuzeiroAlmir Sater
11O vento e o tempoPaulo Simões / Almir Sater
12O gansoAlmir Sater
13RastaAlmir Sater
14Toque de violaAlmir Sater
15DomaZé Gomes / Almir Sater
16D de destinoPaulo Simões / Renato Teixeira / Almir Sater
17Bicho feioRenato Teixeira / Rodrigo Sater / Almir Sater
18Peixe fritoAlmir Sater
19Rastro da lua cheiaRenato Teixeira / Almir Sater
20Serra de maracatuPaulo Simões / Almir Sater
Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados