No dia 13 de dezembro (sexta-feira), às 19h30, será exibido gratuitamente o curta-metragem documental Spectros: algum nome nenhum rosto, produzido por três artistas residentes em São Roque, o pesquisador e músico Ciro Lubliner, o fotógrafo e artista visual Caio Kenji e o fotógrafo Fernando Perecin, com equipe quase toda formada por residentes na cidade.
A sinopse da produção intriga especialmente quem se interessa por cultura e comunicação. Nos anos 70, um adolescente de 14 anos criou, de modo totalmente artesanal e improvisado, a Spectro FM, primeira rádio livre – pejorativamente nomeada como “rádio pirata” – de Sorocaba, iniciando um movimento que ganhou a afeição do público e ampliou a consciência sobre o direito à informação e o acesso aos meios de comunicação.
As duas atividades integram um projeto contemplado no Edital nº 01/2023 da Divisão de Cultura do município de São Roque/SP, promovido com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
SOBRE O FILME
Spectros: algum nome nenhum rosto é um curta-metragem que aborda o movimento das “rádio livres” (à época chamadas de “rádios piratas”) de Sorocaba e região nos anos 70 e 80. Definido como um “docudrama”, que explora aspectos tanto do documentário quanto da narração dramática, o filme parte da busca por revelar a identidade do pioneiro do movimento, um adolescente de 14 anos.
Esteticamente, a produção vai além da mera reprodução de uma narrativa convencional, que detalha cronológica e linearmente uma história, para construir uma sequência de encenações e declarações que disparam a reflexão e a fabulação nos espectadores.
Sessão do filme Spectros: algum nome nenhum rosto + Bate-papo
Quando: Dia 13/12, sexta-feira)
Horário: Das 19h30 às 21h30
Onde: Sala Ponto MIS, Centro Cultural Brasital, São Roque (SP). Av. Araçaí, 250 – Vila Aguiar, São Roque – SP, 18130-235
GRATUITO
Aberto a todos os interessados.
*Este evento contará com acessibilidade: legendagem, tradução em libras e audiodescrição
Ficha técnica – Spectros
Direção, roteiro e produção: Ciro Lubliner
Direção de fotografia: Caio Kenji e Fernando Perecin
Edição: Elke Lamers
Som e trilha sonora: Rafael Bertelli Sartori
Animação 3D: Hiro Ishikawa
Assessoria de Imprensa: Renata Penzani
Dúvidas e outras informações: spectrosfilme@gmail.com