Com presença da escritora Aline Bei, MIS realiza debate sobre filme baseado em obra de Nelson Rodrigues | Cultura



“A falecida”, adaptação para as telas da peça homônima do escritor, é tema da edição de outubro do Clube do Filme do Livro

No dia 31 de outubro, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura. Desta vez, o tema é o filme “A falecida”, longa-metragem baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues. A escolha do título é da escritora Aline Bei, autora de “O peso do pássaro morto”, que participará do debate com o público após a sessão.

Lançado em 1965, o filme, dirigido por Leon Hirszman, acompanha a vida de Zulmira (Fernanda Montenegro), uma mulher de classe média baixa que, obcecada com a ideia de sua própria morte, decide planejar seu funeral de maneira grandiosa, enfrentando as limitações de sua realidade e os conflitos com seu marido e conhecidos. O filme carrega a atmosfera eternizada por Nelson Rodrigues no teatro nacional, integrando a lista de cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos da ABRACINE. O longa também marca a estreia da atriz Fernanda Montenegro no cinema. 

Cena do filme “A falecida”. Imagem: reprodução

A produção de Hirszman é baseada na peça homônima, escrita por Nelson Rodrigues em 1953. A obra retrata a obsessão de uma mulher da classe média baixa do Rio de Janeiro pela ideia de uma morte iminente e um enterro luxuoso. Marcada pelo humor ácido e pela crítica social, a obra expõe a hipocrisia e o desejo de ascensão social na sociedade brasileira da época. Nelson Rodrigues, conhecido por sua abordagem ousada de temas tabus e por sua linguagem crua, reforça sua reputação de explorador das tragédias cotidianas suburbanas. “A falecida” é a primeira peça da chamada série “tragédias cariocas”, formada por oito títulos, escritos até 1978. 

Você sabia?

“A falecida” inovou na interação dos atores com o cenário. Na primeira montagem da peça, os próprios intérpretes moviam cadeiras e outros acessórios pelo palco, o que chamou a atenção da crítica e do público.

Sobre o Clube do Filme do Livro

Clube do Filme do Livro é o programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. O público poderá participar com perguntas e comentários ao longo da conversa. 

Sobre a convidada 

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 outubro de 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-Rio. “O peso do pássaro morto” (Editora Nós, 2017), finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Em 2021, lançou o segundo, “Pequena coreografia do adeus”, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 120 mil cópias. Os dois livros estão publicados em Portugal pela Particular Editora e têm seus direitos reservados para o cinema. 

Serviço | Clube do Filme do Livro – “A falecida”

Data: 31.10, às 19h 

Local: Auditório MIS 

Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS) 

Classificação: 10 anos

Fonte

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.