Da lona para a tela: peça do Circo-Teatro Guaraciaba vira filme | Cultura

No lugar dos aplausos, um clique no botão “gostei”. É assim que os admiradores do Circo-Teatro Guaraciaba reagirão ao novo projeto da companhia. O espetáculo “A Paixão no Circo” sairia em circulação pelas cidades paulistas, mas, por conta do isolamento social, precisou ser cancelado, ou melhor, readaptado. A solução foi transformar o renomado texto em um longa-metragem, que será lançado no YouTube, no dia 02 de abril.

 Com essa medida, o público fiel, conquistado nos 74 anos de trajetória do Circo-teatro Guaraciaba, poderá matar a saudade e ver novamente os atores em ação.  “A primeira ideia era filmar o espetáculo, mas eu propus que fizéssemos todo o material na linguagem do cinema”, revela Fernando Neves, diretor de cena do filme. “Um espetáculo gravado não tem impacto. Nós aproveitamos a gravação para revelar os bastidores do circo-teatro, como é a barraca, mostrar que são os próprios artistas que pintam o cenário e costuram as roupas.” 

Com o objetivo de virar um verdadeiro registro do circo-teatro, o filme já nasceu repleto de expectativa. Mas bastou o primeiro dia de gravação para os atores do Circo-Teatro Guaraciaba e do grupo teatral Coletivo Cê, parceiro no espetáculo, perceberem que seria bem mais intenso do que o esperado.

 “Para a gente, que é da velha guarda, foi um processo muito difícil”, revela Guaraciaba Malhone, ícone do circo-teatro nacional. “Imagina sair de uma coisa que você fez durante os últimos 70 anos e começar algo completamente novo. Tinha que tomar cuidado com a continuidade, gravar a cena mais de uma vez, esperar parar o barulho externo. Coisas que não existem no circo-teatro.” 

Mas não foram apenas os atores que enfrentaram obstáculos. Outros aspectos, que não fazem parte do circo, como fotografia, locação e até mesmo o cuidado extra com a trilha sonora, precisou ser desenvolvido. 

“Tentamos dinamizar ao máximo para que não ficasse tudo gravado na lona”, explica Julio Mello, ator e diretor de fotografia. “Como a peça é uma metalinguagem, contando a história de artistas que tentavam montar um espetáculo, utilizamos o cenário da peça original quando a cena era sobre o espetáculo no filme. Quando a cena era fora da peça, procuramos fazer de uma forma mais realista, com locação.” 

Depois de tanto trabalho, está chegando a hora de ver e se emocionar com o resultado. Porém, para muitos integrantes, mais significativo do que o sucesso é ter um valioso registro dos colegas em ação. 

“Isso foi mais importante do que tudo. É uma coisa que vai ficar para sempre, um registro da nossa vida. Até hoje eu vejo os filmes do meu pai”, lembra Guaraciaba. 

Quem ficou curioso para descobrir o resultado da união de dois universos tão distintos, é só anotar na agenda o dia da estreia no YouTube: 02 de abril. Para entrar no clima do lançamento, os integrantes do Circo-teatro Guaraciaba e do Coletivo Cê realizarão lives no Facebook da Companhia.

Serviço

Lives pelo Facebook do Circo-Teatro Guaraciaba

Dia 29/03/21, das 20h30 às 21h30 – “Encontro de gerações do Circo-Teatro”

Mediadora: Bruna Moscatelli

Convidados: Alexandre Malhone, Guaraciaba Malhone

Dia 30/03/21, das 20h30 às 21h30 – “A reinvenção do artista pós-pandemia”

Mediador: Alexandre Miranda

Convidados: Alexandre Malhone, Julio Mello, Eliane Ribeiro

Dia 31/03/21, das 20h30 às 21h30 – “O Melodrama no Circo-Teatro brasileiro”

Mediador: Hércules Soares

Convidado: Fernando Neves

Dia 01/04/21, às 20h – PRÉ-ESTREIA FILME “A PAIXÃO NO CIRCO” (apenas para os diretores, atores e toda a equipe técnica)

Dia 02/04/21, às 20h – Lançamento do filme “A PAIXÃO NO CIRCO”

Local: Canal no YouTube do Circo-Teatro Guaraciaba

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.