De Plzen para o mundo | Cultura


A PilsnerUrquell é uma lenda na história da cerveja. Impressiona pela qualidade em todos os aspectos, do visual até a sensação final. A história da criação deste ícone do mundo cervejeiro começa em meados do século XIX, mais precisamente em 1839 onde a maioria das cervejas produzidas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram de alta fermentação (Ales) de cor escura e turvas. O padrão de sabor e qualidade destas cervejas era muito irregular, o que causava insatisfação dos consumidores locais. Foi então que nesta época, se fundou na cidade de Plzen (Pilsen), na província da Boêmia, a “BürgerBrauerei” (cervejaria dos cidadãos) com o objetivo de produzir cerveja inspirada no estilo da Baviera, região da atual Alemanha.

Tradicionalmente a PilsnerUrquell passava pelo processo de maturação dentro de grandes barris de carvalho revestidos internamente com piche. Estes barris ficavam em galerias subterrâneas da cervejaria cobertas de gelo, o que permitia a maturação em temperaturas perto de 0°C. Hoje o processo de fabricação foi modernizado e a maturação da cerveja ocorre em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada por sensores. Apesar da modernização já ter chegado na PlzenkyPrazdroj, nome atual da Cervejaria que produz a PilsnerUrquell, uma pequena parcela da produção ainda é feita da forma tradicional. Um grupo de ex-cervejeiros é chamado para participar de um teste cego e degustar as versões tradicional e modernizada da cerveja.

Hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus produtores de Pilsen, apesar de não serem parecidas com a Pilsen original, a não ser pela aparência, até porque a palavra “Urquell” significa “original”, portanto a PilsnerUrquell é única.

Como toda Pilsen original, seu teor alcoólico fica em torno dos 4,4%. Seu líquido possui coloração dourada escura e brilhante, creme branco com boa consistência e boa carbonatação, refrescante e agradável. O aroma é excelente, com o malte muito presente e lúpulos florais frescos. Já o sabor é agradável com cereais e fino amargor em destaque. A cerveja conta com o famoso lúpulo Bohemia Saaz, com um aroma floral e picante e final amargo.
Quem experimenta, saboreia também a cerveja percursora do estilo, que faz sucesso e é bem popular atualmente.

Para produzir sua própria cerveja entre em contato pelo
e-mail cervejariasr@hotmail.com.br
Instagram @roger_santiago_o
#culturacervejeirasr

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.