Dia da Literatura Brasileira: Confira cinco livros sobre a cultura do Brasil

O Dia da Literatura Brasileira (01/05) é uma data para celebrar escritores e obras nacionais. A leitura sempre teve um papel fundamental na vida das pessoas, servindo como elemento de construção de pensamento, reflexão, educação e cultura. Durante a pandemia, ler e escrever ganhou um significado ainda maior nos momentos de lazer e relaxamento. Essa mudança de hábito estimulou o aumento de novos autores independentes e leitores. Só no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, 15 mil títulos foram publicados durante a pandemia e as vendas na plataforma cresceram 55%. Para comemorar a data e enaltecer ainda mais a literatura brasileira e a autopublicação, especialistas da plataforma selecionaram algumas obras sobre a cultura do país.

Música Brasileira e Cultura Popular em Crise, por Alexandre Figueiredo

As páginas dessa obra mostram os aspectos da crise em que vive o cenário cultural brasileiro nas últimas décadas. Traz também o histórico de formação desse patrimônio e sua relação com os principais fatos sócio-políticos da História do Brasil.

A Influência Africana na Cultura Brasileira, por Emmanuel Saraiva

O livro mostra as influências que o Brasil recebeu da cultura africana, bem como seus descendentes que hoje se tornaram celebridades: na literatura, nas produções artísticas, na música, nos esportes, nas modas e na beleza, na teledramaturgia, na política e no judiciário.

Encanto Cultural Brasileiro, por Tradição Brasileira

A obra traz dezenas de poesias sobre a diversidade cultural do Brasil. Autores dos quatro cantos do país mostram por meio de suas artes, a riqueza e beleza que compõem a cultura nacional. 

História e Cultura Afro-Brasileira, por Antonio Ferreira

A obra é um resgate histórico e cultural que traz instrumentos e conhecimentos teóricos para o ensino da Cultura Afro-Brasileira e também a história da África.

Espaço e Cultura na Religiosidade Afro-brasileira, por Anderson Pereira

O livro trata de temas culturais, geográficos e até mesmo doutrinários sobre a religiosidade afro-brasileira, tendo como as duas principais ramificações dessa religiosidade o Candomblé de raiz Ketu e a Umbanda.