Evento virtual promove contação de histórias sobre São Roque | Cultura

Projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir, que tem apoio da CCR ViaOeste e Instituto CCR, chega a São Roque nesta quinta-feira (27 de maio) e irá percorrer um circuito formado por 26 cidades

Nesta quinta-feira (27/05), às 16 horas, o projeto cultural Caixola de Histórias para Ler e Ouvir promoverá contação de histórias sobre São Roque. Com itinerância virtual, o projeto tem a experiência de agrupar registros de cultura popular local e transformá-los em conteúdo gratuito e multiplataforma.

O encontro será conduzido por Adriana Napoli, que é contadora de histórias, artista, educadora e atriz e contará com a participação especial do comunicólogo e gestor cultural Mário Sérgio Barroso. Atuante no cenário cultural há mais de 20 anos, Barroso já circulou o país com o projeto “Tabacaria: Violão, Voz & Poesia”, de 2005 a 2013 e participou da criação do Fórum Permanente e Conselho Municipal de Cultura de São Roque. O evento terá ainda o Grupo Comitiva Brasil Poeira, que tem como objetivo pesquisar, preservar e divulgar os valores do homem no campo.

O projeto Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, do qual a CCR ViaOeste faz parte. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w/about) e nas redes sociais da Companhia (site https://caixoladehistorias.com.br/), Instagram (https://www.instagram.com/teatroabordo/) e Facebook  (https://www.facebook.com/teatroabordo).

A parceria com o Instituto CCR e CCR ViaOeste é a interface de facilitação e abertura de caminhos entre o projeto artístico e a infraestrutura necessária para tornar o sonho viável e acessível às pessoas. “O circuito ganhou uma agenda vigorosa de impacto social, em um momento que a sociedade precisa de razões para sonhar com dias melhores e convites para nutrir a beleza do imaginário”, analisa Cristine Naum, gerente executiva de sustentabilidade e investimento social no Instituto CCR. “Para nós, cultura é inclusão”, completa.

Há mais de um ano sem poder se apresentar nas praças com seu caminhão-palco batizado de “Caixola”, os artistas do grupo Teatro a Bordo – idealizadores e líderes do projeto – retomaram sua trajetória em maio, agora em formato virtual, recolhendo histórias num circuito que percorrerá 26 cidades brasileiras, em 13 semanas, sempre em localidades que acolhem trechos das rodovias administradas pela CCR.

O trabalho vai se materializar no livro especial que cada uma das 26 cidades do circuito receberá até o final do ano. “Vamos preparar uma edição especial de 100 exemplares para presentear escolas, bibliotecas e centros culturais dos municípios pelos quais passaremos”, completa.

EXPERIÊNCIA | HISTÓRIAS PARA OUVIR, LER E VIVER

No ano de 2020, o Grupo Teatro a Bordo fez uma itinerância virtual com uma proposta bem semelhante, realizando Oficinas e criando Histórias para Ouvir de cada município atendido. Neste processo, os artistas e técnicos do grupo adquiriram experiência e técnicas de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudios, além de criação de ilustrações e edição de vídeos para disponibilização no YouTube.

O Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em: www.institutoccr.com.br

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.