Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas” reúne arte, jogos e interatividade ao ar livre em São Roque

Cenógrafa Alexandra Cavassana instala ilustração do Coelho, feita originalmente por Darcy Penteado na década de 1960, na rua Rui Barbosa, Centro (Créditos: Divulgação)

Imagens estão disponíveis NESTE LINK

  • Por meio de app, público poderá participar do jogo interativo “Caça à Alice” e ganhar recompensa ao completar as fases
  • Obras serão expostas em vias públicas e em locais diferentes para evitar aglomerações e contágio com a Covid-19

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP) a partir de 30 de abril. Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar a visão diferenciada do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas na Edição Comemorativa brasileira do livro, lançada em 2005. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

As ilustrações e QR Codes estão localizados na Estação Ferroviária (1), Praça Vereador Taufik Elias Fandi (2), Cine São José (3), Estrada do Vinho Capela da Grama (4), Praça da Matriz (5), Praça da República (6), Mata da Câmara (7), Largo dos Mendes (8), Centro Cultural Brasital (9), Recanto da Cascata (10), Avenida Bandeirantes (11) e Sítio Santo Antônio (12).

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança sanitária dos espectadores e evitar o contágio com a Covid-19. Por isso, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes da cidade, localizada a aproximadamente 60 km da capital paulista e terra natal do artista homenageado. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais devem solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, o usuário encontrará informações sobre a exposição, conhecerá um resumo da história de Darcy Penteado, terá acesso aos locais em que as obras foram disponibilizadas e ainda poderá participar de um jogo interativo. Para isso, deve se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado no local. Será um código para cada ponto (ou seja, 12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Screenshot de algumas das páginas do aplicativo “Caça à Alice”, utilizado como ferramenta para interação com o público

Já os usuários de outros sistemas operacionais terão ao seu dispor o WhatsApp. Neste, a dinâmica funcionará da seguinte maneira: a pessoa interessada deve entrar em contato com o número oficial da exposição para receber todas as informações e dar início ao jogo interativo. Ao encontrar os QR Codes, deverá publicar uma foto no Instagram, marcando o perfil @alicepordarcypenteado. Finalizado o roteiro, o certificado personalizado estará disponível e será enviado também via WhatsApp.

O projeto foi contemplado no Edital Darcy Penteado 01/2020 pela Lei Aldir Blanc nº 14.017, com o título Por Dentro de Alice no País das Maravilhas – Uma Imersão nas Ilustrações de Darcy Penteado. Possui o objetivo de fortalecer o legado do artista, resgatando a obra cultural de um nome tão importante nascido na cidade, e ao mesmo tempo tão pouco reconhecido pela população são-roquense. A mostra também terá apoio da rede pública e privada de ensino, com atividades sugeridas na grade escolar, de forma que crianças e adolescentes possam agregar conhecimento cultural, tanto sobre Darcy quanto a respeito dos pontos turísticos de São Roque. “Esperamos que, desta maneira, possamos incentivar o conhecimento por parte do público e em especial aos seus conterrâneos”, afirma Matheus Albuquerque, proponente da exposição. O projeto terá a duração de 90 dias e será encerrado em 30 de julho.

Serviço

  • Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado
  • Data: 30 de abril a 30 de julho
  • Onde: São Roque/SP (veja o mapa)
  • Classificação indicativa: Livre
  • Usuários de Android devem fazer o download do aplicativo “Caça à Alice”
  • Usuários de outros sistemas devem entrar em contato com o WhatsApp: (11) 99407-1427
  • Exposição gratuita
  • Redes sociais: @alicepordarcypenteado (Instagram e Facebook)