Jovem escritor é finalista de prêmio literário | Cultura

Aluminense de coração, João Paulo Hergesel também ministra nas férias de julho uma oficina literária gratuita, que está com inscrições abertas

 Aos 25 anos, o jovem escritor João Paulo Hergesel, nascido em Sorocaba, mas aluminense de coração está entre os oito finalistas da 14ª edição do Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM com o objetivo de revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade.

Considerada um das premiações mais importantes do segmento, o Prêmio Barco a Vapor já premiou figuras consagradas da literatura. Neste ano, o concurso recebeu 1.098 inscrições e João Paulo Hergesel se classificou entre os oito finalistas pela história infanto juvenil inédita intitulada “Que presepada”, indicada para crianças de 8 a 10 anos. A obra, narra a história de uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Papai Noel e luta contra os preconceitos para tentar realizar essa vontade. Uma das exigências do concurso é justamente o ineditismo da obra.

O anúncio dos vencedores esta programado para o dia 17 de julho, e além do Brasil, o concurso é realizado no Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. Uma Moção de Aplauso foi protocolada na última terça-feira, 10, na Câmara de Alumínio para homenagear o jovem escritor.

Morador de Alumínio durante toda a vida, João já foi membro do Conselho Municipal de Cultura, além de ministrar aulas para a comunidade local. “Estar na final é uma utopia. Tantas histórias, de tantos lugares, e eu ali entre os oito. Esses oito que não são quaisquer escritores e sim pessoas premiadas. Marco Túlio, por exemplo, tem até um Prêmio Jabuti na carreira. É uma imensa alegria ter chegado até aqui”, disse à nossa reportagem.

Oficina literária

Neste mês de julho, João ministra uma oficina literária aberta ao público na Biblioteca Pública Municipal “Antônio Ignácio Pereira” – rua Albino Duarte, s/n, Centro, Alumínio. A oficina é uma contrapartida oferecida para um projeto que o Estado patrocinou e promovida pela Editora Jogo de Palavras.

O primeiro encontro ensinou os participantes a criar os personagens de uma história. O segundo está marcado para o dia 16/07 e vai ensinar a estruturação de narrativas. Já no dia 23 haverá produção de contos e no dia 30 a produção de crônicas. Os encontros são sempre das 14h às 16h.

A ideia é oferecer uma oficina de criação literária com foco na produção escrita para despertar o interesse pela escrita ficcional e expandir o desenvolvimento de obras literárias no interior do Estado de São Paulo.
Quem quiser participar pode fazer contato pelo email do escritor jp_hergesel@hotmail.com ou pelo WhatsApp (11) 989472110.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.