Museu do Futebol lança 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro

O Museu do Futebol lançou nesta terça-feira (27) o Audioguia Mulheres do Futebol. Resultado da campanha de financiamento coletivo Minha Voz faz História, projeto selecionado pelo Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, o audioguia narrado pela cantora e compositora Leci Brandão reúne 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro, passando pela trajetória de atletas, treinadoras, árbitras, jornalistas e torcedoras.

Apoiado por 343 benfeitores, o audioguia será disponibilizado como um complemento à exposição de longa duração do Museu do Futebol, apontando os itens e trazendo histórias do futebol feminino relacionadas ao tema de cada uma das salas. Na Sala Heróis, por exemplo, são destacadas as heroínas da modalidade; os causos do Mundial feminino são contados na Sala Copas do Mundo; enquanto na Sala Exaltação, a narração traz histórias das torcedoras que ocupam as arquibancadas e lutam pelo direito de torcer.  

Há também homenagens a grandes jogadoras. Na Sala Anjos Barrocos, Leci conta a trajetória de Sissi, primeira grande camisa 10 da seleção brasileira feminina, e de Cristiane, maior artilheira dos Jogos Olímpicos, enquanto no espaço dedicado a Pelé e Garrincha, as homenageadas são Marta e Formiga.

Além de complementar a visita ao Museu, o Audioguia Mulheres do Futebol também será disponibilizado em plataformas digitais como Spotify, YouTube e no https://app.museudofutebol.org.br/, para que as histórias das mulheres do futebol possam ser ouvidas e utilizadas em ações educativas em qualquer lugar do Brasil e do mundo.