Polo UNIVESP de Araçariguama promove aula inaugural de Licenciatura

A prefeitura de Araçariguama, por meio do Polo UNIVESP “Universidade Virtual do Estado de São Paulo” de Araçariguama/SP promoveu, no último dia 23, a aula inaugural dos cursos de Licenciatura – Letras, Matemática e Pedagogia – com a professora Gislene Sales.

O tema tratado foi “Formação de Professores: o saber e o fazer por uma educação humanizada”. Sales é Mestre em Educação, Professora de Ciências e Biologia do Estado, Orientadora Pedagógica no Município de Sorocaba e Especialista em Sexualidade Humana – Educação Sexual pela UNICAMP. A aula fomentou reflexões sobre a importância de uma prática pedagógica humanizada frente ao atual contexto e desafios da realidade escolar.

Na fala de boas-vindas aos novos alunos, o secretário Municipal de Educação, Michel Vicentine Martins, recordou da Lei Municipal N° 700 de 25 de maio de 2015, o Plano Municipal de Educação – PME, importante dispositivo com 21 metas a serem cumpridas até 2024.

Em nível de gestão municipal de educação, o polo dentro do município, representa grande avanço na meta 12 do PME, garantindo a conquista do direito de acesso ao nível de “Ensino Superior”. Especialmente em 23 de agosto, o evento inaugural das Licenciaturas, representou outro marco histórico para a cidade com avanço na Meta 16 – “Formação de Professores”. 

A aula inaugural destinada à recepção dos novos alunos (e futuros professores) objetivou também ressaltar a valorização da concepção de educação humanizada referenciada dentro dos princípios de gestão do sistema municipal de ansino de Araçariguama. “A prática educativa pedagógica mais humanizada é aquela capaz de relacionar “saber e fazer” na direção do despertar de consciência(s), as quais sejam próprias, emancipadas, libertas e autônomas dentro de seus próprios processos”, disse o secretário.