Presépio da Família Viaro completa 80 Anos em Mairinque

O Tradicional Presépio da Família Viaro completa 80 anos, Aniversário de Carvalho, na próxima sexta-feira (27) em Mairinque. Esse projeto teve início em 1940, quando o então menino Osley Viaro recebeu de sua tia-avó um presépio com apenas 8 peças, e segue desde então, mesmo após o seu falecimento em 2019, contando com mais de 4 mil peças.

A exposição acontece na Rua Cásper Líbero, nº 139, Centro de Mairinque, até o dia 12 de janeiro, e as visitações ocorrem somente às sextas-feiras, sábados e domingos a partir das 13h, com agendamento por antecedência no telefone (11) 99713-3013.

Hoje, o presépio é mantido pelo filho, Osley José, que conta um pouco da história de seu pai e de como uma paixão de criança virou uma tradição no município. “Meu pai manteve essa tradição de maneira ininterrupta, passando pela adolescência, e mesmo quando ele serviu o exército. Ele se casou em 1957 com Inês Maria, que seria sua incentivadora na continuidade da tradição, passando para os filhos”.

Ainda de acordo com Osley José, nesses 80 Anos o presépio cresceu em tamanho e importância, recebendo peças oriundas de 27 nações distintas e distribuídas em um pouco mais de 12 metros², além de alcançar mais de 20 mil visitantes, somente nos últimos 15 anos.

“Este ano, quase desistimos, mas foi uma mostra de resistência! Mesmo que não tenhamos tantas visitas como nos anos anteriores, este presépio, desde sua concepção em 1940, sempre foi posto à visitação pública. Este ano, mudamos a dinâmica, com visitas apenas por agendamento, para garantia e seguridade sanitária”, explica Osley.

As cenas montadas remetem à passagem da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, o papel de José esposo de Maria, além do cortejo dos Reis do Oriente. Completa todo o cenário, um grande céu pintado à mão, com aplicação de mais de 12 mil pedras de cristal.

Neste espaço desenrolam-se além da cena da Natividade, vários outros episódios narrados nos evangelhos, além de muitas outras particularidades e curiosidades da arte do presépio, narrativas populares, costumes e lendas associadas ao momento do nascimento do Messias.