Programa Oficinas Culturais é implantado em Mairinque

Foto: ACidade On

Mairinque aderiu recentemente ao Programa Oficinas Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O Programa conta com atividades formativas nas seguintes áreas e linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

Alguns cursos já foram disponibilizados no mês de fevereiro, e agora, estão abertas inscrições gratuitas para oficinas culturais que serão realizadas em março. Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher os formulários disponíveis nos links de cada oficina. Confira abaixo as oficinas, link para inscrições e período dos cursos:

ESTADO – PRESENÇA E JOGO: A COMICIDADE VIRTUAL NA ARTE DA PALHAÇARIA

Coordenação: Caco Mattos

Datas e horários: 15, 17, 22, 24 de março, das 14h às 16h

Inscrições: 17/2 a 3/330 Vagas

Público-alvo: Artistas iniciantes a partir de 16 anos, profissionais, atores, bailarinos, músicos e interessados em geral pela comicidade.

Necessidades: espaço para realização da atividade e é fundamental deixar a câmera ligada.

Link do formulário:https://forms.gle/qwtePRLhTQiXY44f6. Por meio de jogos, improvisações e técnicas ministradas virtualmente, serão experimentadas na prática algumas ferramentas geradoras da comicidade tomando por base exercícios específicos para ativar e estimular as três vertentes fundamentais à arte da palhaçaria: O Jogo – O Estado – A Presença.

AFINAL, O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?

Coordenação: Karina Poli

Datas e horários: 16, 18, 23 e 25 de março, das 10h às 12h

Inscrições: 17/2 a 3/345 vagas

Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.

Link do Formulário:https://forms.gle/jBT3siVQB8ZCVwbSA. Esse curso apresentará um histórico das políticas culturais procurando evidenciar suas transformações nos últimos 50 anos. A partir das ampliações sofridas pelo Campo de Produção Cultural e Criativo ao longo do tempo, o curso demonstrará como a inserção de novos setores culturais e criativos reorganizou os escopos e os papéis das políticas culturais, que por sua vez, contribuíram para o surgimento do termo Economia Criativa. O curso também apresentará uma visão expandida do Campo de Produção Cultural e Criativo procurando apresentar a diversidade de setores, processos produtivos e ecossistemas que o compõem.

CONEXÃO ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇAS BRASILEIRAS

Coordenação: Mônica Alvarenga

Datas e horários: 22, 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h

Inscrições: 17/2 a 10/330 Vagas

Público-alvo: atores, bailarinos, educadores e demais interessados, mesmo sem experiência na dança, com idade a partir de 16 anos.

Link do formulário:https://forms.gle/cGCcTM4SxzQmxeCW8. A oficina apresentará aos participantes as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Côco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural. E abordará a mesma dentro da corporeidade de cada um e suas possibilidades de junção com a dança contemporânea, trazendo assim novas possibilidades e qualidades de movimentos.

PERCUSSÃO BAIANA – MÓDULO 2

Coordenação: Lenynha Oliveira e Rudson Daniel

Datas e horários: 29, 30 e 31 de março, das 18h às 20h

Inscrições: 3/3 a 18/335 Vagas

Público-alvo: Aberto ao público, a partir de 16 anos

Materiais necessários: Timbau e para os alunos que não possuem instrumentos, podem nos acompanhar tocando em uma mesa, banco de madeira, cadeira, pedra de mármore , garrafa de água de 20 litros, panela e etc.

Link do formulário:https://forms.gle/GQjXFTfpSqmZVnb68. Aulas de percussão brasileira online focada nos ritmos tradicionais de rua de Salvador da Bahia, tem o objetivo de disseminar a cultura afro musical de forma lúdica e prazerosa para adultos.