Rodeio Itu garante bem-estar e proteção dos animais

Eles são supervisionados por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs

Além de música, provas e de muita diversão, o Rodeio Itu é conhecido por reunir um conjunto de ações voltadas para a proteção dos animais envolvidos no evento. E na 13ª edição não será diferente. Para garantir o bem-estar dos animais que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido das ações, previamente previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado desde a primeira edição do Rodeio Itu entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.

Os animais são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. A supervisão inclui o transporte deles até Itu, que deve ter estrutura especial para garantir o conforto e a segurança dos animais. Já na cidade, eles ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada.

Durante a festa, são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto. Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes instrumentos, é prontamente desclassificado.

Responsabilidade socioambiental e apoio à causa animal

O Rodeio Itu tem compromisso com o meio ambiente e a sociedade. A organização do evento faz a correta destinação do lixo gerado durante a festa, separando-o por tipo de material e destino. O intuito é reduzir o impacto ambiental dos resíduos e contribuir com o meio ambiente.  

Além disso,mais uma vez, o Rodeio Itu contribuirá com a Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA), entidade sem fins lucrativos que mantém um abrigo com cerca de 400 cães.

Parte da renda da festa será destinada à entidade, cujos animais são alimentados com ração de boa qualidade, bebem água potável e dormem em abrigos especialmente construídos. “A responsabilidade socioambiental é um assunto sério e uma preocupação permanente do nosso evento. Só temos a ganhar com a preservação do meio ambiente e da vida em suas mais variadas espécies”, afirma Herculano Neto, idealizador do evento. 

Edição 2019

A 13ª edição do Rodeio Itu será realizada nos dias 6, 7, 13 e 14 de setembro, na Arena Itu. A novidade deste ano é o ingresso solidário, que dá direito a desconto no valor da inteira para o visitante que levar 1 kg de alimento não perecível.

Neste ano, o Rodeio Itu trará ao público minifestivais de música com três grandes shows por noite de renomados artistas do país. O formato é inédito na macrorregião e promete animar ainda mais a festa.

A grade de shows foi renovada e mescla novos nomes do cenário musical nacional com grandes artistas já conhecidos do público do Rodeio Itu. No dia 6, sobem ao palco principal Henrique & Juliano, Diego & Victor Hugo e Felipe Araújo, irmão do saudoso cantor Cristiano Araújo. No dia 7, cantam Wesley Safadão, Dennis DJ e Lucas Lucco. Já na segunda semana do evento o público poderá conferir, no dia 13, Marília Mendonça, Ferrugem e Fernando & Sorocaba. No último dia (14), serão atrações Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto e Munhoz & Mariano.

Mais novidades

O evento cresceu ainda mais em relação ao ano passado, com novidades na programação, novo layout, ampliação e melhorias nas áreas de estacionamento e de acesso ao evento, novos setores para o público e uma arena de rodeio ainda maior, que promete ser uma das grandes surpresas desta edição. A praça de alimentação estará ainda mais integrada com a arena, facilitando a circulação do público entre estes espaços.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cerveja oficial da festa será a Crystal.

Agenda

06/09: Henrique & Juliano, Diego & Victor Hugo e Felipe Araújo

07/09: Lucas Lucco, Wesley Safadão e Dennis DJ

13/09: Ferrugem, Fernando & Sorocaba e Marília Mendonça

14/09: Gustavo Mioto, Zé Neto & Cristiano e Munhoz & Mariano

Serviço

Site: http://www.rodeioitu.com.br       

Facebook: Rodeio Itu

Instagram: @rodeioitu

Pontos de venda e ingressos online: http://www.rodeioitu.com.br/2019/ingressos