RS terá maior exposição a céu aberto do Brasil em número de artistas visuais | Cultura
Artistas fizeram oficina para aprender a técnica de colagem de cartazes lambe-lambe, formato das reproduções de 1,70m x 1,20m que serão fixadas nos muros. FOTO DE ITA KIRSCH

Mais de 270 metros lineares e quase 500m² de muros irão se transformar em uma grande galeria a céu aberto – a maior do Brasil em numero de artistas visuais – com reproduções de obras de 151 autores. A intervenção urbana Arte no Muro propõe um novo espaço de visibilidade para as artes visuais e, ao mesmo tempo, um novo canal de sensibilização do público para a arte. “Iremos literalmente levar a arte para as ruas”, diz Ana Hauschild, artista visual e uma das idealizadoras da iniciativa. A ação irá acontecer nesta sexta-feira, 19 de novembro, em Novo Hamburgo (RS), no bairro histórico de Hamburgo Velho. No mesmo dia, será lançado o site da Mesa de Arte na Praça. Em caso de chuva, a atividade será transferida para a sexta-feira seguinte (26).

O objetivo da Arte no Muro é criar um novo espaço para expor democraticamente a arte a todos. “O conceito do projeto é exatamente este, e isso se aplica também ao perfil de artistas com trabalhos expostos. Teremos tanto jovens talentos iniciantes na carreira como nomes já consagrados, todos farão parte da exposição”, salienta Magna Sperb, também artista visual e idealizadora da Arte no Muro. A fotógrafa e artista visual Bala Blauth completa o grupo de idealizadoras. “No dia a dia, nossa presença na cidade vai ficando muito ligada à sobrevivência. A arte vem como um respiro, nos transporta para outros lugares, faz bem para a alma, e é isso que buscamos ao propor esta intervenção artística”, enfatiza Bala.

A Arte no Muro acontecerá das 14h às 18h, parte dela na Av. Victor Hugo Kunz e a outra metade na Rua General Osório. Os muros foram cedidos pela HS Consórcios, que apoia a ação ao lado das Tintas Killing. Serão coladas 151 reproduções impressas em cartazes lambe-lambe, em formato de 1,7m x 1,2m. A exposição deve permanecer por até dois meses, tempo estimado de resistência do material às intempéries. “É importante destacar a diversidade de técnicas que estarão reunidas nesta exposição, mesmo que através de reproduções. São 151 artistas com óleo sobre tela, fotografia, aquarela, gravura, grafite e até mesmo reproduções de esculturas e cerâmicas, entre muitas outras expressões. E quase 500 metros quadrados de área, ou seja, é uma realização como poucas vezes se viu no universo das artes brasileiras”, ressalta a gestora cultural Luana Khodja.

APOIOS

A Intervenção Urbana da Mesa de Arte na Praça foi viabilizada a partir do Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural, Chamamento Público Cultural 01/2021, do Município de Novo Hamburgo. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Coletivo A4 Falando em Arte, com Gestão Cultural e Produção Executiva da Imago Produtora.

O projeto conta com o apoio da HS Consórcios e Tintas Killing. “A HS consórcios, empresa do Grupo Herval com mais de 28 anos de história, tem se engajado em iniciativas que geram valor para as comunidades em que atua. Estamos honrados em apoiar esta iniciativa, que destaca artistas e faz com que a arte se torne acessível para todos”, destaca Agnelo Seger, presidente do Grupo Herval.

Depois que as reproduções estiverem desgastadas pelo exposição ao sol, chuva e vento, os cartazes serão retirados e o muro será novamente pintado, com material fornecido pela Tintas Killing. “Nossa empresa se orgulha em apoiar o acesso e a democratização da arte. Projetos como a Arte no Muro são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, pois além de tornar a arte acessível e embelezar a cidade, a ação também valoriza e abre espaço aos artistas da região. Estamos muito felizes em contribuir com essa iniciativa que agrega ainda mais cultura à comunidade hamburguense”, diz Guilherme Medaglia, gerente de Marketing da Killing.

ORIGEM NO MAP

A intervenção Arte no Muro é um desdobramento do projeto Mesa de Arte na Praça (MAP), criado há cinco anos para promover a difusão cultural, fomentar e democratizar as Artes Visuais na região, levando a produção de artistas a espaços pouco acostumados com ela. A ideia da MAP surgiu no coletivo A4 Falando em Arte, formado por Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb e Mona Locks.

Desde 2016, foram realizadas oito edições em praças e locais de grande circulação de pessoas, surpreendendo o público com reproduções das obras dos artistas expostas em varais. Ao final, as peças foram distribuídas gratuitamente, possibilitando às pessoas levarem um pouco de arte para as suas casas. “É uma proposta desenvolvida desde 2016, muito antes de se imaginar que passaríamos por uma pandemia, e que nasceu de um ideal de realmente levar a arte ao alcance de todas as pessoas”, ressalta a gestora cultural.

Site da Mesa de Arte na Praça será lançado no mesmo dia

Também no dia 19 de novembro, o projeto Mesa de Arte na Praça (MAP) vai apresentar sua versão digital com o lançamento do site. Reunindo informações e imagens sobre 151 artistas, a plataforma digital oferece um panorama sobre as Artes Visuais de Novo Hamburgo e região. Cada artista passa a contar com uma página que informa detalhes sobre sua trajetória e técnicas das criações, além de fotos das principais obras. O site também oferecerá agenda de eventos e registros das edições já realizadas da MAP, entre outros serviços.

Os recursos para realização da Mesa de Arte na Praça digital foram obtidos através da seleção no edital da Secretaria da Cultura (Secult) e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com verba da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Acompanhe as atualizações pelo Facebook e Instagram.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados