Confira todas as atividades do mês de agosto da Instituição de Tupã (SP)
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em 9 de agosto e constitui uma oportunidade de apoiar os povos indígenas do Brasil em sua luta por reconhecimento de sua história, culturas e demandas atuais. O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), propõe uma semana cultural repleta de atividades ligadas ao tema.
Além disso, atividades lúdicas em torno do projeto “Família no Museu” e exposições temporárias que colocam o público em contato com diversas manifestações artísticas dos povos originários também fazem parte da programação. As atividades são gratuitas. Confira, abaixo, a agenda completa do mês de agosto.
Curiosidades do acervo
O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo com peças sobre a história da cidade, objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco da riqueza da coleção, o museu apresenta informações e curiosidades do acervo todas as segundas-feiras do mês em suas redes sociais.
Data: 5, 12, 19 e 26 de agosto (segundas-feiras)
Horário: às 12h
Local: redes sociais do museu
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire
Twitter: /mhindiavanuire/
Família no Museu
O Museu Índia Vanuíre desenvolve atividades que combinam diversão e reflexão para promover a integração das famílias com o ambiente museológico. Essas atividades acontecem aos finais de semana e, neste mês de agosto, a atividade tem como foco o folclore brasileiro, com a confecção de um enfeite utilizando E.V.A., canetinhas coloridas e ímã, representando a Mula Sem Cabeça.
O objetivo da ação é conscientizar e valorizar as manifestações da cultura popular, promovendo entre os participantes a aprendizagem cultural de forma lúdica e reflexiva.
Data: 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de agosto (sábados e domingos)
Horário: das 10h às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
A abertura da semana, no dia 6, será marcada por apresentações de danças e cantos dos indígenas Kaingang e Krenak da Terra Indígena Vanuíre. Essas apresentações acontecem das 10h às 16h e oferecem uma experiência cultural única e enriquecedora. Confira, abaixo, a programação completa.
Edições especiais do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”
Durante a Semana Cultural, o projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” trará diálogos enriquecedores entre indígenas convidados e o público, valorizando e preservando a rica memória dos povos originários. Os diálogos acontecem das 9h às 16h. Confira, abaixo, a agenda de convidados:
Franceline Cotuí (Kaingang), moradora da Terra Indígena Vanuíre.
Data: 06 de agosto (terça-feira)
Samuel Onório (Guarani), da Terra Indígena Icatu.
Data: 07 de agosto (quarta-feira)
Representante da Aldeia Kopenoti.
Data: 08 de agosto (quinta-feira)
Representante da Terra Indígena Araribá.
Data: 09 de agosto (sexta-feira)
Oficina com indígenas da T.I. Vanuíre
Ana Maria Krenak compartilha aspectos de sua cultura com o público, incluindo uma roda de conversa sobre conhecimentos, tradições, histórias e desafios enfrentados pela sua comunidade. Após a conversa, haverá uma oficina de artesanato indígena.
Data: 06 de agosto (terça-feira)
Horário: das 10h às 11h e das 14h às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Oficina com representantes da Terra Indígena Icatu
Cacique Ronaldo Iaiatí e o vice-cacique Ranulfo Terena conduzirão uma roda de conversa onde compartilham saberes, tradições, histórias e desafios. Após a conversa, haverá uma oficina de artesanato indígena.
Data: 07 de agosto (quarta-feira)
Horários: às 9h, 10h, 14h e 15h
Informações: (14) 3491-2333
Oficina com indígenas da Aldeia Kopenoti
Roda de conversa seguida de oficina de confecção de artesanato indígena. Durante os diálogos, os indígenas compartilham com o público seus saberes, tradições, histórias e desafios.
Data: 08 de agosto (quinta-feira)
Horários: às 9h, 10h, 14h e 15h
Informações: (14) 3491-2333
Apresentação de dança e canto da Terra Indígena Icatu
Apresentação de danças e cantos dos povos da Terra Indígena Icatu, oferecendo uma experiência cultural única e enriquecedora.
Data: 09 de agosto (sexta-feira)
Horário: das 9h às 10h
Informações: (14) 3491-2333
Oficina com representantes da Terra Indígena Araribá
Realização de roda de conversa seguida de oficina de artesanato indígena. Durante os diálogos, os indígenas compartilham com o público seus saberes, tradições, histórias e desafios relacionados à sua comunidade.
Data: 09 de agosto (sexta-feira)
Horários: às 9h, 10h, 14h e 15h
Informações: (14) 3491-2333
Outras atividades do Museu Índia Vanuíre no mês de agosto
Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – oficinas com indígenas da Aldeia Tereguá
Data: 13 de agosto (terça-feira)
Edição Especial do Saberes e Fazeres Indígenas
Data: 13, 14, 15 e 16 de agosto
Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas -oficinas com indígenas da Aldeia Ekeruá
Data: 14 de agosto (quarta-feira)
Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – oficinas com indígenas da T.I. Vanuíre
Data: 15 de agosto (quinta-feira)
Apresentação de dança e canto da Aldeia Kopenoti
Data: 16 de agosto (sexta-feira)
Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – oficinas com indígenas da Aldeia Nimuendaju
Data: 16 de agosto (sexta-feira)
Projeto Aguçando as Memórias
Data: 27 de agosto (terça-feira)
Cultura e Questões Indígenas em Foco
Data: 30 de agosto (sexta-feira)
Exposições temporárias
As exposições temporárias acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.
“Tradições Ancestrais: a cerâmica de Bisalhães no Museu Índia Vanuíre”
“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”
“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”
Clique aqui e confira mais informações e a agenda completa do Museu Índia Vanuíre.
Ingresso voluntário
O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.
Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.
A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br