Shows em homenagem a grandes nomes da música caipira são destaque no Sesc Sorocaba | Cultura

 

O Sesc Sorocaba homenageia a música sertaneja de raiz com duas atrações no mês de março, o grupo “Viola Cabocla” no dia 4, domingo, às 17h e a dupla “Carreiro e Pardinho Filho” dia 25, também no domingo, às 17h. Ambas as atrações são gratuitas e acontecem na Área de convivência da Unidade.

Viola Cabocla

O grupo apresenta seu show “Do Bagaço à cana” em que canta os grandes compositores do universo caipira e alguns de seus mais autênticos herdeiros. No repertório músicas que marcaram época nas gravações de “Cascatinha e Inhana”, “Mazzaropi”, “Tonico e Tinoco”, “Pena Branca e Xavantinho”, “Renato Teixeira”, “Almir Sater”, Inezita Barroso, além de composições de André Peres, integrante do “Viola Cabocla”. O show é uma pequena viagem no tempo que mescla modas de viola, poesia e relatos e vivências dos músicos com os artistas homenageados. A apresentação acontece dia 4, domingo, às 17h, de graça, na Área de Convivência da Unidade. A classificação é livre para todas as idades.

Em 2004 os músicos Márcio Rocha (voz e viola), André Peres (voz e violão) e Lu Mani (voz), reuniram-se para uma apresentação no Sarau da Biblioteca Municipal de Araraquara, evento que reuniu vários artistas da região para homenagear o aniversário de nascimento do cantor Cascatinha, da dupla Cascatinha & Inhana. Em 2005 convidaram o músico Pedro Vieira (voz e violão) e montaram o Viola Cabocla. Com essa formação que se mantém até hoje, fizeram seu primeiro show para mais de cinco mil pessoas em evento que também contou com show de Almir Sater e banda.

 Carreiro & Pardinho Filho

A dupla formada por Sebastião Gonçalo (Carreiro) e Carlos Henrique de Lima (Pardinho Filho) se apresenta cantando músicas de “Tião Carreiro e Pardinho” e “Carreiro e Carreirinho”, canções que fazem parte do repertório clássico da música sertaneja raiz. A apresentação acontece dia 25, domingo, às 17h, de graça, na Área de Convivência da Unidade. A classificação é livre para todas as idades.

Sebastião Gonçalo iniciou sua carreira de cantor na cidade de Três Corações (MG) por volta de 1962 cantando na rádio local com nome artístico “Tião Canoeiro” e fazendo dupla com “Remador”. Em 1965 foi para a capital paulista e conheceu Antônio Pereira dos Santos, o “Rei da Mata”, formando assim a dupla “Rei da Mata e Tião do Gado” com quem gravou seis discos.

Já em 1990, Sebastião foi convidado por Adauto Ezequiel, o “Carreirinho”, a formar a dupla “Carreiro e Carreirinho”. A dupla obteve grande sucesso lançando dezenove álbuns e três DVDs. Permaneceram juntos por 18 anos até a morte de “Carreirinho” em 2009.

Carlos Henrique de Lima é filho do músico “Pardinho”, o mesmo que fez dupla por quase quarenta anos com “Tião Carreiro”, grande baluarte da música sertaneja de raiz. Conhecido como “Pardinho Filho”, tocou em bares da cidade de São Paulo, estudou Coral na USP (Universidade de São Paulo) e formou diversas duplas caipiras, até que foi convidado por Carreiro (a pedido de Carreirinho) para formar a dupla “Carreiro e Pardinho Filho”. Os músicos já contam com dois álbuns lançados e viajam em turnês por todo o Brasil defendendo a música raiz.

SERVIÇO:

 Viola Cabocla: Do Bagaço à Cana

Dia 4, domingo, às 17h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

Carreiro e Pardinho

Dia 25, domingo, às 17h.
Área de Convivência. Grátis. Livre.

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Telefone: (15) 3332-9933.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.