Trem turístico entre Itu e Salto deve inaugurar ainda este ano

O projeto turístico que resgata a história da Companhia Ytuana de Estrada de Ferro e vai ligar as cidades de Salto e Itu está prestes a entrar em funcionamento. A previsão é que a atração inaugure as atividades em dezembro de deste ano.

A empresa Serra Verde Express, vencedora da licitação para operar o trem, foi assinou o contrato com as prefeituras das duas cidades e aposta na atração para a retomada turística após a pandemia de Covid-19.

A empresa é a mesma empresa que opera os trens turísticos da ferrovia Paranaguá-Curitiba, responsável pelo sucesso do passeio entre Curitiba e Morretes.

O trem tem capacidade para 136 passageiros e é composto pela locomotiva a vapor e três vagões. A previsão é de duas viagens por dia útil e três aos sábados e domingos.

A operadora já reinstalou os trilhos em mais de 90% do percurso de sete quilômetros que leva 45 minutos para ser percorrido. A entrega da linha deve acontecer até 10 de outubro. Em seguida, o conjunto passará por vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).