Visite o Presépio da Família Viaro em Mairinque


O tradicional presépio da Família Viaro completa neste mês 78 anos de existência, estando aberto às visitações até o dia 07 de janeiro. Com quase 4 mil peças e 120 horas para a montagem, a exposição está instalada em uma residência localizada à Rua Casper Líbero – 139, no Centro de Mairinque.

De acordo com Osley José, tudo começou em 1940, quando seu pai, Osley Viaro, recebeu cinco imagens alusivas à Sagrada Família e alguns animais na manjedoura para produzir o primeiro presépio.

Desde então, a montagem anual do presépio virou tradição, recebendo visitantes todos os anos. A cada edição, novos detalhes são adicionados por Osley José, que se preocupa inclusive em confeccionar algumas peças artesanalmente.

Os ambientes representam diversas passagens bíblicas, desde a anunciação à Virgem Maria até a fuga da Sagrada Família para o Egito. Inclusive, uma das peças que compõem a montagem contém águas do Rio Jordão, na Jordânia, local onde ocorreu o batismo de Jesus Cristo.

Osley José comenta ainda que por conta de toda essa história e detalhes, este pode ser considerado o Presépio de Mairinque. “Mesmo com a narrativa religiosa, o Presépio é visto como obra de arte, que une a diversidade cultural com tradições locais. Os animais, personagens e lendas, fazem com que ele seja regional e autêntico. Hoje, posso dizer que essa montagem é do Presépio de Mairinque”.

As visitações são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira das 10h às 20h30 e aos finais de semana das 10h às 21h. Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro, as peças podem ser contempladas das 16h às 21h.