Defesa Civil de Mairinque alerta para novas previsões de temporais: “diversas localidades precisam de atenção”

A Defesa Civil de Mairinque alerta os moradores sobre eventuais riscos que a quantidade excessiva de chuvas pode causar ao município. Nessa semana, foram registrados mais de 100mm de chuva acumulada, com ênfase na madrugada de domingo (09) para segunda-feira (10), quando esse número ultrapassou a média prevista para todo o mês de fevereiro, chegando a 79mm.

Em razão disso e por conta da previsão do tempo que ainda indica possíveis novas pancadas de chuva para a região, o alerta é direcionado aos moradores das áreas de encosta ou barrancos, solicitando que eles se atentem as eventuais mudanças no clima e nas estruturas dos imóveis.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nilson Evandro da Silva, diversas localidades se encaixam nessa descrição e precisam de atenção redobrada. “Diversas regiões no município possuem risco de deslizamentos, consequentes do encharcamento do solo. Por este motivo, estamos monitorando as zonas de risco, no caso os bairros Monjolinho, Granada e alguns pontos do Jardim Vitória e Terras de São José, que são os locais onde a geografia favorece esse tipo de acidente, buscando orientar a população, pedindo que nos ajudem, informando o Grupamento de Bombeiros sobre qualquer suspeita”.

O coordenador ainda salienta aos moradores que vivem em proximidade de córregos e lagos, a importância de se atentarem aos riscos de alagamentos, que eventualmente, podem ocorrer em consequência das chuvas dos próximos dias.

Se a sua residência começou a apresentar rachaduras nas paredes ou as árvores e postes próximos da casa estão ficando inclinados, a recomendação é ligar no telefone 199 e deixar a residência.  Para receber alertas sobre as chuvas, basta enviar um SMS com o Código de Endereçamento Postal – CEP da residência para o número 40199 e aguardar a mensagem de confirmação.