Chef Sudário Silva faz palestra sobre pizza com gelo na Fispal | Destaques
Premiado chef será também jurado da Copa Brasileira de Pizzaria, que ocorre até o dia 10 de junho, no Expo Center Norte. Crédito da foto: Cassiano Souza

O chef Sudário Silva, conhecido como “o alquimista da pizza”, será uma das atrações da próxima edição da Fispal Food Service, em São Paulo. A feira, o principal evento na América Latina para quem busca abrir ou aprimorar o negócio de alimentação fora do lar, ocorre até o dia 10 de junho, no Expo Center Norte, zona norte da cidade. O chef pizzaiolo, sócio da pizzaria Port’Alba, foi eleito o melhor pizzaiolo do Brasil e é considerado um dos principais do mundo. Durante a feira, será possível acompanhá-lo, na palestra: “Técnica Especial: Pizza com Gelo” (07/06, às 17 horas), no estande da Forno Flex, e diariamente, durante a feira, das 15 às 15h45, em debates sobre “Pioneirismo e Empreendedorismo no Mercado de Pizzarias”. Na sexta (10/06), o chef fará parte do júri que analisará a melhor pizza do festival.

A Fispal 2022 reúne 470 expositores com soluções em produtos, serviços, equipamentos, alimentos e bebidas, além de chefs que são referências no setor de alimentação no país. Nas palestras, Sudário contará um pouco da sua trajetória de sucesso. Aos 69 anos, o chef tem 36 anos de carreira e introduziu uma nova forma de fazer pizza no Brasil. Formou-se pela Associazione Verace Pizza Napoletana, em Nápoles, que certifica o pizzaiolo com a verdadeira técnica napolitana de fazer pizzas. Também cursou Panificação no Moinho Le 5 Stagioni, em Padova, considerado o primeiro moinho em qualidade na Itália. Venceu a IV Copa Brasileira de Pizzarias, em 2010, o Campeonato de Pizzaiolos de Petrópolis, em 2011, e representou o Brasil no 20º Campeonato Mundial de Pizzas, na Itália, em 2011.  Assinou o menu da Graça di Napolli, em São Paulo, prêmio de melhor pizzaria da cidade, segundo o júri da premiação Comer & Beber, de 2014, da Veja São Paulo, e melhor pizzaria do Brasil, pelo Prêmio Gula 2015. Ministra cursos no Brasil e no exterior, atua como consultor e é chef pizzaiolo da Port’Alba, pizzaria fundada por ele há 36 anos em São Roque, no interior do Estado de São Paulo.

Pizza com técnica de gelo, que hidrata a massa: um dos segredos do chef Sudário Silva e que será tema de palestra no estande da Forno Flex na Fispal. Crédito da foto: Tadeu Brunelli.

Sudário introduziu uma nova forma de fazer pizzas no Brasil e foi pioneiro na chamada massa napolitana no país: massa de fermentação longa, com um mix de farinhas de trigo especiais, para fazer uma massa fina com bordas aeradas. “São Paulo tem o maior número de pizzarias do mundo, são mais de 9 mil. É difícil se destacar no meio de tantas, mas temos conseguido nos manter na liderança do ranking do TripAdvisor, que é referência para turistas do mundo todo. Na palestra da Forno Flex, na Fispal, vou mostrar a técnica italiana que consiste em assar a pizza com o gelo no centro do disco, o que hidrata a massa e a deixa mais saborosa, cremosa no centro e crocante na borda”, explica o chef pizzaiolo Sudário Silva. O resultado da alquimia: massa digestiva e crocante, que desmancha na boca. Não à toa é conhecido pela crítica, pelos amigos, pelo mercado e, sobretudo, pelos clientes como “o alquimista da pizza”.

Serviço

  • Quando: 07 a 10 de junho de 2022
  • Onde: Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados