Educação: quais áreas seguir para quem quer trabalhar na região?

São Roque é um pólo atrativo no estado de São Paulo. Importante região turística, atrai milhares de pessoas todos os anos em busca de diferentes formas de lazer. Isso faz com que o mercado de empregos esteja sempre aquecido, principalmente na alta temporada, quando a procura cresce exponencialmente.

Neste cenário, abrem-se muitas oportunidades para quem quer uma formação acadêmica atrelada às demandas de São Roque e região. Isso é tão verdade que existem muitas produções, como TCCs (não sabe o que é tcc? clique aqui e descubra), que exploram os potenciais econômicos, turísticos e sociais da cidade e de seus arredores.

Se você é uma pessoa entusiasta da região e que quer colaborar para o seu crescimento, confira áreas que têm mercado profissional que sempre necessita de mão de obra e veja se algum deles tem o seu perfil!

Hotelaria

Um profissional de hotelaria é responsável por atuar no setor de acomodações, seja em hotéis, pousadas, campings e afins. A demanda por esse tipo de estabelecimento na região é gigante e sempre precisa se modernizar para atender às novas necessidades dos turistas.

Além de cuidar de toda a parte de gestão destes estabelecimentos, um profissional hoteleiro pode também cuidar de muitos outros pontos. São eles:

  • Organizar eventos, convenções e shows em hotéis;
  • Cuidar dos restaurantes e alimentação dos estabelecimentos;
  • Trabalhar na área de recursos humanos da rede hoteleira;
  • Planejar obras, empreendimentos e reformas;
  • Atuar como concierge.

Gastronomia

A gastronomia é um dos pontos mais fortes de São Roque, com restaurantes conceituados e uma vasta oferta de opções de todos os tipos e sabores para moradores e turistas. Isso sem falar na badalada vida noturna com a rede de bares que a cidade e a região possuem. Com tudo isso, fica fácil perceber como não é complicado entrar para o mundo da culinária profissional.

E olha que não falamos das vinícolas, talvez o mercado mais importante de São Roque. Conhecido por ser uma rota de vinhos, os trabalhos de enólogo (produção e conservação de vinhos) são sempre requisitados na região e nada melhor do que exercê-lo em um local que é referência no assunto.

Turismo

São Roque é uma cidade turística e sempre necessita de profissionais voltados à área. Uma pessoa formada tem de ter capacidade de criar, planejar, organizar, divulgar e promover eventos, viagens, passeios, shows, atividades e o que de melhor a cidade tem a oferecer. Como estamos falando daqui, isso é uma tarefa muito fácil.

O mercado é tão amplo que é até difícil falar todas as possibilidades que se abrem para um profissional do turismo em São Roque. Se você sonha em trabalhar em restaurantes, parques, baladas, hotéis e outros setores da cidade, não deixe de pensar nessa dica.

Administração

Profissionais de economia e administração são sempre requisitados, ainda mais em uma cidade como São Roque. O PIB da região depende de setores estratégicos e gerir os recursos das empresas e estabelecimentos que tornam isso uma realidade é fundamental! Portanto, se é bom de exatas e gosta de mexer com finanças, São Roque é o lugar certo para estar.

Marketing

A internet é o maior meio divulgador dos dias atuais e o marketing digital é um mercado em franca expansão no Brasil. São Roque tem no turismo uma boa fonte de renda e precisa de ações que tornem o local ainda mais atrativo. O profissional de marketing é o mais indicado para isso e sempre há uma vaga em algum lugar esperando alguém que saiba tudo de redes sociais! Se você é criativo, gosta de trabalhar com o público e tem facilidade com plataformas digitais, publicidade e propaganda, marketing e jornalismo são cursos a se considerar.