Empresários se reúnem para debater a respeito da diversidade e inclusão nas empresas

A inclusão no mercado de trabalho é um tema urgente no Brasil e no mundo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população preta e parda do país está entre a maioria dos trabalhadores desempregados (64,2%) ou subutilizados (66,1%), assim como o último relatório revelado pelo Ministério do Trabalho, que aponta que mais de 300 mil vagas destinadas às pessoas PCD’s, não estão preenchidas nas empresas. E a desigualdade não para por aí. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), enquanto a taxa de desemprego para os homens no mundo é de 5,2%, para as mulheres é de 6%. No Brasil, a remuneração recebida por elas é 27,25% menor do que a dos homens, conforme dados do IBGE. E não podemos deixar de falar das mulheres transexuais, as travestis e os homens trans. Segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), esse grupo corresponde a 1% da população brasileira; e 90% desse grupo tem a prostituição como fonte de renda, por falta de oportunidades no mercado de trabalho.

Esse tem sido o tema central de debate entre os profissionais de recursos humanos e empresários que procuram formas de mudar o cenário atual. De acordo com Paulo Paiva, empresário e diretor executivo da Contexto Gestão Empresarial, empresa especialista em comportamento humano e organizacional, é de extrema importância que a inclusão e a diversidade sejam implementadas dentro do ambiente de trabalho, pois com a geração de oportunidades igualitárias, os reflexos na produtividade e na sociedade são positivos.

“A diversidade e a inclusão impulsionam a inovação. O contato diário entre pessoas distintas proporciona resultados mais expressivos, pois é comprovado que uma equipe com diversos perfis é mais rica em talento e criatividade”.

A fim de fomentar esse debate e criar soluções para essas problemáticas, o tema central da 7ª edição do Encontro Regional de Gestão de Pessoas é “Diversidade e Inclusão”. Para Paulo, o encontro sempre traz diversos temas urgentes e que precisam ser trabalhados entre os profissionais.

“Nos últimos seis anos, sempre dialogamos sobre as urgências do mercado de trabalho, principalmente da Região Metropolitana de Sorocaba, disseminando o conhecimento para os profissionais e empresas de forma dinâmica, produtiva e interativa. Estabelecemos, ainda, o networking entre diversos profissionais e áreas. Agora, trazemos esse tema tão importante e estamos ansiosos por essa troca”, diz Paulo, animado.

Este ano, a organização do evento se preocupou em trazer especialistas que têm vivenciado, na prática, a implementação da inclusão e da diversidade nas empresas nas quais atuam. Ao todo, serão cinco palestrantes que falarão sobre respeito à diversidade e inclusão nas empresas, tendências e desafios, estímulos a inovação, comunicação inclusiva, teoria, conceito e prática.

“Nossa proposta sempre está focada na entrega e devolutiva do mercado, com objetivo de manter uma atualização do que está acontecendo em nossa região.  Os participantes serão nutridos com essas pequenas sementes lançadas pelos especialistas, mostrando qual é a visão do mercado hoje e como você pode realizar as ações necessárias. Então, as pessoas sairão do evento abastecidas com informações que elas poderão utilizar já no dia seguinte para repensar e organizar o planejamento dentro de suas empresas”, salienta Paiva.

O encontro acontecerá em um espaço com capacidade para 1600 pessoas, mas para garantir a segurança de todos os envolvidos, a estimativa de público é de, no máximo, 250 pessoas, contando com a equipe de colaboradores e os palestrantes. Todos os participantes receberão um kit de higiene contendo uma máscara de proteção respiratória descartável e um frasco de álcool em gel, tudo devidamente esterilizado e colocado à disposição em cada assento.

Serviço

Data: quinta-feira, dia 22 de outubro

Horário: 18h | 23h

Local: Soriá Eventos – Rua Aparecida, 1.470, Santa Rosália | Sorocaba/SP

Investimento: R$ 100 – pessoa física com certificado digital

Contato para inscrição: Táfila – (15) 99692-5181