Everynet apoia a implantação de medidores inteligentes de água pela SABESP e LAAGER no Brasil

A SABESP realizou em 2019 seu primeiro grande processo solicitando 100.000 medidores para gestão inteligente de água no Brasil. O Projeto da SABESP foi um marco importante para o mercado brasileiro de saneamento, pois definiu os padrões para para os futuros BIDs. O consórcio formado pela Vita Ambiental Engineering Services e Laager – Tecnologias Sustentáveis foi o vencedor da concorrência e é responsável pela sua implementação desde então.

Como parceiro do Ecossistema Global Everynet, a Laager optou pela utilização de tecnologias LPWAN para a implementação, incluindo LoRaWAN entre as opções de comunicação para seu Módulo IoT, utilizando a Rede LoRaWAN da American Tower. A tecnologia aumentou a eficiência da gestão da água e reduziu o desperdício de água e as perdas no maior e mais importante centro econômico da América Latina.

De acordo com Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower essa parceria evidencia o compromisso da empresa em oferecer soluções altamente tecnológicas no País. “Enxergamos grande potencial no mercado brasileiro, onde estamos posicionados como viabilizadores de projetos sustentáveis e de inovação social, que retornam como benefício para a população, além de ofertarmos soluções voltadas a conectividade IoT, com presença em todo o território nacional, para incentivar novos negócios”, diz Laper.

“Desde o início, Laager e Everynet têm trabalhado juntas de forma transparente e colaborativa para o desenvolvimento da melhor solução para o mercado de saneamento de água”, afirma Felipe Duque Estrada, CEO e fundador da Laager. “A experiência da Everynet em tecnologia LoRaWAN, combinada com sua abordagem pronta para o mercado foi a chave para acelerar o ciclo de desenvolvimento de nossa colaboração para uma solução LoRaWAN”.

Gustavo Zarife, Country Manager da Everynet Brasil, explica que “a abordagem da Everynet é baseada em um relacionamento profundo e colaborativo com os fornecedores de soluções. Estamos lado a lado, como parceiros em cada etapa da implementação, desde a definição do projeto até as atividades pós-implantação. Isso nos permite apoiar as empresas que estão desenvolvendo o mercado e são especialistas em cada segmento”.

Após um ano de implantação, o Gerente de IoT da SABESP Ricardo Batista está impressionado com os resultados positivos registrados. “O Projeto IoT faz parte da estratégia de transformação digital da SABESP. Agora o cliente pode gerenciar seu consumo por meio do Aplicativo Sabesp Mobile. Por meio da IoT, a Sabesp pode alertar os clientes sobre a existência de possíveis vazamentos internos, descobrir fraudes com maior assertividade e oferecer aos nossos clientes um atendimento melhor e mais eficiente. Para os próximos anos, esperamos acelerar a adoção da IoT”, explica ele.