Fundação Pró-Memória realiza Tour Virtual do Museu Municipal Casarão Pau Preto

O objetivo é proporcionar uma experiência virtual marcante e totalmente diferente para reviver a história da cidade por meio da arte

A partir desta quarta-feira, 9 de dezembro, em comemoração ao aniversário de 190 anos de Indaiatuba, o Museu Municipal Casarão Pau Preto, patrimônio histórico da cidade, poderá ser visitado de maneira virtual. A iniciativa foi idealizada e promovida pela Fundação Pró-Memória do município e promete ser uma experiência marcante e totalmente diferente. A população poderá conhecer uma nova exposição temporária, resultado do projeto de documentação e pesquisa das mais de 15 mil peças do acervo museológico, sem deixar o conforto de suas casas e, ainda, resgatar a história da cidade.

Essa solução tecnológica permite conhecer e viver a história com um olhar diferente. Nem todas as áreas do Museu podem ser visitadas, mas um dos destaques do Tour será a boneca de cerâmica da tribo indígena Karajá, a Ritxòkò, declarada patrimônio cultural do Brasil. “Nós tivemos que nos reinventar e percebemos que poderíamos ir muito mais além do que já oferecemos para manter viva a memória de nossa cidade e ressaltar a importância deste patrimônio para o desenvolvimento humano e social de nossa cidade. Não podemos deixar que a nossa cultura seja esquecida”, diz Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória, que completa: “Este é o nosso presente para todos os indaiatubanos”.

Nilson Gaspar, prefeito de Indaiatuba, defende a importância de conhecer a história da cidade para traçar planos para o futuro. “Quero parabenizar a Fundação Pró-Memória por essa belíssima iniciativa de realizar um Tour Virtual. Como é importante cuidarmos e valorizarmos a história de nossa cidade. Em breve, vamos também tornar digital o sistema de retirada de livros da Biblioteca Municipal. É importante conhecer a história para saber como chegamos até aqui, e assim traçar novos planos para o futuro da nossa querida Indaiatuba”, parabeniza.

O Tour Virtual

Com vídeos imersivos em 360º, o Tour Virtual oferece um passeio em uma exposição inédita para conhecer obras nunca expostas que contemplam: esculturas de cerâmica que representam a cultura popular de Pernambuco, peças do cotidiano do século XIX e artefatos indígenas. A proposta é resgatar a história de Indaiatuba, desde os primórdios até a grandiosidade em que se transformou nos dias de hoje. “Com essa ferramenta, vamos levar as novidades de nosso acervo para um público ainda maior e diferenciado, permitindo que muito mais pessoas conheçam as peças e nossa história. A expectativa é superar as mais de 6 mil visitas que recebemos, anualmente, em nosso Museu, e contribuir, ainda mais, para a construção da cidadania”, finaliza o superintendente.

O lançamento oficial será pelas redes sociais da Fundação Pró-Memória, e o Tour poderá ser acessado tanto do computador quanto do celular. O Tour completo ficará disponível, permanentemente, no site do próprio Museu.

Serviço

Quando: quarta-feira, 9 de dezembro

O que: Tour Virtual do Museu Casarão Pau Preto

Onde: Facebook: @FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba