Mulheres e suas histórias de superação inspiram coleção de moda com materiais sustentáveis

As musas inspiradoras também serão as modelos da campanha

Jucemara Rocha, costureira do Conexão Musas em Sorocaba

Em um ano tão difícil como 2021, mulheres que se encontravam em situações de extrema vulnerabilidade social junto a um grupo de apoiadores, conseguiram transformar suas dificuldades e histórias em inspiração para realizar um evento de economia criativa, do qual surgiu uma coleção de moda com materiais sustentáveis.

O Instituto Empodera foi a organização responsável pela elaboração do projeto Expedições Criativas, o qual proporcionou quatro dias de encontros virtuais com a participação de diversos profissionais da moda e do designer, os quais ministraram palestras e oficinas de upcycling, customização, moda circular e modular, tingimento natural e extração de pigmentos, confecção com biomateriais e eletrônicos aplicados aos têxteis.

Além dessas atividades, os participantes também puderam conhecer outro projeto do instituto e as histórias das mulheres que fazem parte do Conexão Musas. Este projeto realiza atividades nas cidades de Sorocaba, Campinas, São Paulo, São José dos Campos e Tapiraí, junto a 70 mulheres que se encontravam em situações adversas, como ex usuárias abusivas de drogas, trans, indígenas, vítimas de violência sexual e demais situações de vulnerabilidade.

As principais atividades realizadas com essas mulheres são a costura, o artesanato e a produção de bijuterias.

“O projeto visa unir mulheres e seus saberes manuais para que assim, elas superem as diferentes situações de vulnerabilidade e ressignifiquem as suas histórias, além de ganharem autonomia financeira. Não apoiamos apenas a transformação das histórias dessas mulheres, mas também, a transformação de materiais. Empoderamos mulheres e tornamos os produtos mais sustentáveis”, diz Raquel Barros, coordenadora do Expedições Criativas e diretora do Instituto Empodera, sobre o projeto.

Os produtos elaborados por essas mulheres são vendidos na loja física, situada na cidade de Sorocaba no Shopping Cianê, e na loja virtual do projeto. A renda é destinada as musas, como são chamadas carinhosamente as mulheres que integram o projeto.

“Eu acho que tem que correr atrás do que se quer! Só da gente estar aqui como um coletivo de trans, indígenas e mulheres que costuram para gerar a sua própria renda é mais uma maneira de provar que somos diferentes. Tem pessoas que olham para mim quando eu falo que trabalho perto da Luz e acham que eu faço programa. E quando eu digo: Não! Eu trabalho em uma oficina de costura, elas ficam chocadas”, conta Joh Bittencourt, uma mulher trans que se encontravam em situação de rua e hoje é uma das costureiras do projeto Conexão Musas e do Coletivo Tem Sentimento, na cidade de São Paulo.

Durante o evento Expedições criativas as histórias das musas foram a inspiração dos participantes para criarem novos produtos. Do evento nasceu uma coleção de moda que será lança nesta segunda-feira (24), pela plataforma Zoom com transmissão ao vivo pelo Youtube, às 18h, por meio de um Fashion Vídeo estrelado pelas próprias musas.

“Esse projeto mudou a minha vida. A importância desse tipo de trabalho é mostrar que somos capazes, que temos talentos. Sou feliz em mostrar para as mulheres meu trabalho e as incentivar a ter sua própria renda e como é importante ser independente”, diz Jocemara Rocha, que participa do Conexão Musas em Sorocaba. Com 27 anos, hoje ela atua como costureira.

A coleção é composta por macacões, quimonos, batas, bolsas, bijuterias e tecidos estampados. Cada produto foi inspirado em uma musa, por exemplo, os tecidos estampados com os desenhos das musas indígenas.

A Raquel Barros, comenta a sua satisfação em finalizar esse projeto com tanto sucesso.

“Se elas foram a inspiração, não poderiam deixar de ser também as musas da campanha. Elas estão brilhando, o Fashion Vídeo está lindo. São mulheres reais, belezas reais e que trazem a sua força para dar vida a essas peças. Temos muito orgulho do que foi construído, essa coleção está imperdível!”, comenta Raquel.

Para acompanhar o lançamento basta acessar o link ou assista a transmissão ao vivo que acontece no canal do Youtube do Instituto Empodera. Em breve a coleção estará disponível para venda pela loja física do projeto, situada no Shopping Cianê em Sorocaba e pela loja virtual.