Roteiro do Vinho apresenta safra de alcachofra 2020

O Roteiro do Vinho – trecho turístico de 12 km, que concentra Vinícolas, Adegas, Restaurantes, Pousadas e Entretenimento – localizado no município de São Roque (SP), tem sua safra de Alcachofra 2020, até o mês de Novembro. “A safra da Alcachofra é bastante aguardada por aqui; chefs e cozinheiros se esmeram nas novidades em receitas”, afirma Túlio Patto, Presidente do Roteiro do Vinho. 

Durante o período os empresários servem iguarias, que vão direto da plantação da região para o prato. São elas: Espaguetes, Risotos, Lasanhas, Parmegiana e Petiscos diversos. Há sorvete, doces e drinques – tudo à base de Alcachofra. Há venda in natura, congelados e em conserva.

“Nos dias mais frios, minha sopa de Alcachofra, que pode ser comprada congelada, tem feito bastante sucesso”, afirma Dona Ana Lidia Camargo, empresária à frente da Alcachofra Bonsucesso, que também aposta na ‘Batata Rosti de Alcachofra’ (R$35 para uma pessoa e R$45 para duas pessoas).

Já Alex Santiago de Moraes, empresário da Vinícola XV de Novembro, aposta na venda in natura.  “Além das Alcachofras Roxas, temos também as Alcachofras Verdes, mais raras, conhecidas como italianas. Os clientes adoram visitar a plantação, passar o dia e ainda levar para a casa esta delícia”, avalia.

Curiosidade: A Alcachofra é uma planta que chega a um metro de altura e é bastante conhecida pelo sabor e por suas propriedades medicinais. Sua safra vai, geralmente, de Setembro, Outubro a novembro. E é bastante cultivada na região de São Roque, a 56 km de São Paulo.  O nome “alcachofra” provém do árabe al-kharshûf (que significa “planta espinhuda”). Já cynara – seu nome científico – vem do grego. Segundo uma lenda antiga, Cynara seria uma jovem que rejeitou Zeus e que, por conta disso, teria sido transformada nesta planta. A Alcachofra chegou a São Roque há cerca de 150 anos e se adaptou muito bem ao clima da região.