Saneaqua celebra o Dia Mundial das Mulheres na Engenharia

Concessionária destaca a atuação de profissionais nas operações de saneamento em Mairinque

Alinhada a uma estratégia de negócios ESG, com ações relacionadas a temáticas ambientais, sociais e de governança, a ampliação da participação feminina no setor de saneamento é um dos compromissos da Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque. Neste ano, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, a companhia destaca a importância do papel dessas profissionais na operação diária da companhia.

A engenheira Analice Lima de Carvalho atua na companhia há oito anos e é responsável por gerenciar os projetos e investimentos da concessionária nos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário, e realizar o acompanhamento das obras em andamento.

Um dos principais incentivos da companhia para que, cada vez mais, engenheiras tenham interesse em contribuir com o saneamento básico é a presença de uma engenheira na liderança da empresa. A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está à frente da BRK Ambiental que opera, em parceria com a Sabesp, os serviços de saneamento em Mairinque, por meio da Saneaqua. Teresa está na organização desde 2017, quando a empresa também assumiu o compromisso de promover a igualdade entre gêneros e a diversidade, com base no Women’s Empowerment Principles (WEPs) da ONU.

“O Dia Internacional da Mulher na Engenheira é uma data muito significativa para nós, reforça a importância da participação feminina em uma profissão que, por muitos anos, a atuação masculina foi predominante. Queremos eliminar as barreiras invisíveis que existem no universo corporativo e criar um ambiente de pluralidade, com mais profissionais engajadas com os desafios do saneamento no país”, reforça Analice.

Na última segunda-feira, dia 21 de junho, a concessionária recebeu o Troféu Prata no Prêmio WEPs Brasil 2021, iniciativa reconhecida pela Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres no Brasil, resultado dos esforços da companhia em prol da equidade de gênero. Além de ser signatária dos WEPs, a concessionária participa, também, do programa “Equidade é prioridade”, do Pacto Global da ONU.

A Saneaqua incentiva a participação feminina em todas as áreas da empresa, com as mesmas oportunidades para todos os profissionais e a percepção de acolhimento e valorização, de norte a sul do Brasil. Para isso, a companhia investe constantemente no aperfeiçoamento das ações da companhia para garantir que, cada vez mais, a empresa conte com o apoio de mulheres nas operações, como as profissionais de engenharia.