Saneaqua participa de Encontro do Programa Meio Ambiente Nas Escolas

Concessionária também fará a distribuição de materiais informativos sobre coleta e destinação correta do óleo de cozinha em setembro

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, participou na última semana do 2° Encontro de Gestores do Programa Meio Ambiente Nas Escolas (PMANE).

O projeto prevê o correto recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado e é realizado a partir de uma união entre o Instituto Auá – Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla – Reciclagem de óleo vegetal, com apoio da Cargill e a parceria da Saneaqua e da prefeitura com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais.

O Programa atua no município desde 2016 e, durante o encontro, gestores e professores das 33 escolas participantes se capacitaram para aplicar durante o ano letivo atividades de educação ambiental. Além disso, foram convidados a participar do Prêmio PMANE, em que, as escolas que mais coletarem óleo até o mês de novembro, serão premiadas.

O óleo de cozinha recolhido em Mairinque é vendido e gera recursos para diversos projetos e ações realizados pelas escolas, como hortas ecológicas, jogos infantis, produtos sustentáveis, artesanatos com materiais reutilizados e até experimentos de ciências.

Assim, por meio do programa os alunos das escolas participantes tornam-se agentes de mobilização de sua comunidade, influenciando os pais para a reciclagem do material e cuidados com meio ambiente.

O descarte irregular de óleo e gorduras na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Saneaqua em Mairinque. “Esses resíduos devem receber a destinação adequada. A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, o sistema consegue transportar e fazer o tratamento adequado apenas de esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques. Com despejo de lixo ou de qualquer resíduo sólido, acaba ocorrendo a obstrução do sistema, e o óleo de cozinha é um grande vilão nesse sentido, se descartado de maneira incorreta. A participação ativa da população nesse projeto é de extrema importância e evita problemas no sistema de esgoto da cidade”, comenta Thais Cortina, gerente de Sustentabilidade da Saneaqua.

A partir do mês de setembro a concessionária irá iniciar a distribuição de um folheto informativo, junto com as contas de água, a respeito do correto armazenamento e descarte do óleo.

Participar do Programa Meio Ambiente Nas Escolas é simples e rápido. Confira abaixo:

– após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar;

– armazene o óleo usado já frio em garrafas de plástico ou PET;

– leve a garrafa até a escola municipal mais próxima da sua casa e deposite no coletor do programa.

Ao fazer isso você está colaborando com a escola do seu bairro e com o meio ambiente.

Em Mairinque: Lugar de óleo de cozinha usado é na escola!

Participe! Faça sua parte!

A listagem completa de pontos de coleta do óleo usado está disponível no site https://meioambientenasescolas.org.br/municipios_atendidos/mairinque/nasescolas