Saneaqua realiza manutenção e limpeza em poço de captação que complementa o abastecimento de 16 mil moradores

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no período de 08 a 12 de abril a manutenção e limpeza do poço de captação P10, que contribui para o abastecimento de aproximadamente 16 mil moradores, o equivalente a 34% da população, dos bairros Granada, Recanto dos Eucaliptos, Nova Granada, Barreto, Jardim Brasília, Marmeleiro e Monjolinho.

O trabalho integra uma série de medidas preventivas do plano de contingência, elaborado pela empresa, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem. Durante a atividade, além da limpeza dos filtros com a retirada do acúmulo de sedimentos provenientes de camadas de areia no fundo do poço, foi realizada também uma manutenção na bomba prevendo o desgaste prematuro do equipamento, trazendo mais segurança ao sistema de produção de água.

“No período de estiagem, as reservas dos poços que complementam o sistema de abastecimento da cidade ficam muito baixas dificultando o processo de bombeamento e comprometendo a produtividade do poço. Portanto, essa ação preventiva é importante para manter a vazão de água dos bairros, além da qualidade do serviço prestado”, explica Luana Ronconi, responsável pela área de operações da Saneaqua em Mairinque.

A Saneaqua realiza diariamente o controle de qualidade da água dos 18 poços de captação, responsáveis por abastecer 50% da cidade, por meio de análises físico-química e microbiológica das águas subterrâneas, e monitora em tempo real todas as atividades que acontecem nessas estruturas. “A tecnologia por monitoramento facilita a realização de diagnósticos para que as manutenções preventivas possam ocorrer”, complementa Luana.