Thiago Maffra é o novo CEO da XP Inc.; Guilherme Benchimol assume cargo de presidente executivo do Conselho de Administração

A XP Inc. anuncia que, a partir de hoje (12), Guilherme Benchimol ocupará o cargo de presidente executivo do Conselho de Administração da empresa, enquanto Thiago Maffra passa à posição de CEO da empresa. Benchimol e Maffra assumem oficialmente suas novas funções no dia em que a companhia comemora 20 anos de história – movimento este em linha com as melhores práticas de governança corporativa.

Guilherme Benchimol, fundador e CEO da empresa por 20 anos, passa a se dedicar planejamento estratégico da companhia e principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições. Já Maffra assume a cadeira de CEO com a missão de intensificar a transformação da XP no mercado financeiro, consolidando a entrada da companhia em novos negócios e serviços, como conta digital, cartão de crédito, crédito, seguros, entre outros. Na companhia desde 2015, Maffra ocupava há 3 anos o cargo de CTO e foi responsável por liderar a transformação digital dentro da companhia. Sob sua gestão, foram criadas 80 squads na companhia e o total de profissionais de tecnologia passou de 150 para 1500 em três anos.

Atualmente, os maiores bancos do país movimentam uma receita total de quase R$ 800 bilhões. A XP pretende aumentar a sua participação nesse mercado não só por oportunidades que irão surgir com o open banking (conjunto de regras e tecnologias que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras), como também por meio de um investimento contínuo em tecnologia.

“Estamos construindo juntos a maior e melhor fintech do mundo. Nossa visão é de olhar a jornada do cliente do início ao fim, em um modelo em que produto, design, operações e tecnologia estejam totalmente integrados. Estou certo de que seremos a maior empresa financeira do Brasil nos próximos anos, seguindo com a transformação do ecossistema financeiro atual e conquistando novos territórios”, afirma Maffra, CEO da XP Inc.

“Este processo de transição diz muito sobre nossa cultura e valores, colocando as pessoas certas e merecedoras no lugar certo. Como CTO, o Maffra liderou uma transformação digital sem precedentes e altamente bem-sucedida na nossa companhia. Ele é um dos profissionais mais brilhantes e apaixonados com o qual já trabalhei e tenho certeza de que será o melhor CEO que podemos ter de agora em diante para conduzir a XP Inc. nesse novo momento mais tecnológico”, destaca Benchimol.

Durante meu período escolar, fazia todos os dias um trajeto de ao menos 1 hora de ônibus até São Roque – sim, a cidade da nossa nova sede, o bom filho à casa torna

Thiago Maffra. em reportagem publicada no nosso site em 15/03/2021

Thiago Maffra é formado em administração pelo Insper, com MBA pela Columbia Business School (NY), e possui certificação como Chartered Financial Analyst (CFA) pelo CFA Institute. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.