Vale a pena alugar um apartamento mobiliado em São Paulo?

O que esperar ao buscar um apartamento mobiliado e fazer um contrato de aluguel

Imagem: Pixabay

Alugar pode ser caro, todos sabemos isso. Basta dar uma olhada no nosso mais recente relatório de aluguel e você verá como é realmente caro. Não é difícil imaginar por que os locatários estão sempre procurando maneiras de gastar dinheiro – seja economizando em seus serviços mensais ou negociando aluguel antes mesmo de assinar o contrato.

Alugar um apartamento mobiliado em São Paulo, contudo, dentro de circunstâncias de necessidade, pode ser outra maneira de economizar dinheiro, dependendo das circunstâncias. Leia abaixo para ver se este é o movimento certo para você e suas necessidades.

O que é um apartamento mobiliado?

Vamos começar com o básico. Um apartamento mobiliado é um apartamento pré mobiliado com uma variedade de itens grandes, como cama, cômoda, mesa, mesa da cozinha e sofá. Alguns apartamentos mobiliados vão ainda mais longe e oferecem luminárias, persianas e louças. Dependendo da realidade que você está considerando, pode até vir com roupas de cama, decoração de parede e muito mais. Como inquilino, você pode usar todos esses móveis sem pagar por eles. No entanto, uma fração do custo dos itens geralmente é incorporada ao seu aluguel, o que pode resultar em um aluguel mensal mais alto do que em um apartamento sem mobília. Vale a pena conferir o que exatamente você receberia pelo seu dinheiro, para que você possa determinar se você gastaria mais com mobiliário ou alugando. Na dúvida, faça as contas antes de buscar imóveis para alugar em SP.

Como é fornecido?

Mesmo entre os apartamentos mobiliados, existem diferenças. Algumas unidades são equipadas apenas com as necessidades (cama, cômoda, mesa da cozinha, sofás etc.), enquanto outras parecem bem vestidas. Estes últimos podem ter cortinas, luminárias e até alguma decoração, além dos itens básicos de primeira classe. Ao visualizar um apartamento, pergunte ao proprietário quais itens serão incluídos no local quando você se mudar. Você também pode perguntar antes de ver. Quanto mais cedo souber, melhor. Dessa forma, você saberá que outros móveis e eletrodomésticos precisará obter antes da sua mudança para um apartamento em São Paulo. Se vale uma dica, faça um inventário em vídeo de tudo o que o proprietário fornece em um apartamento mobiliado antes de se mudar. Anote tudo o que estiver quebrado. Dessa forma, você terá evidências incontestáveis ​​se o seu locador ou imobiliária tentar cobrar por algo que você não quebrou.

Avalie sua situação

Veja de perto por que você está considerando um apartamento mobiliado na cidade de São Paulo. Se você estiver mudando para uma nova cidade, mas planeja mudar dentro de um ano ou menos, um apartamento mobiliado pode economizar seu dinheiro. Pense bem: comprar móveis que você só usará por um curto período de tempo não é um grande investimento. Você também pode acabar tendo que se apressar para vendê-lo antes da sua próxima jogada ou pagar para que uma empresa de mudanças o envie para você. Por outro lado, se você planeja morar indefinidamente em sua nova cidade, pode ser uma ideia melhor comprar seus próprios móveis. Você poderá escolher o estilo que preferir e não terá que se preocupar com derramamentos ou lágrimas, pois é o proprietário. Além disso, se você decidir mudar de um apartamento mobiliado em São Paulo para outro sem mobília (geralmente são mais comuns), terá que comprar móveis de qualquer maneira.

Dicas para encontrar apartamentos mobiliados para alugar

Alguns sites e aplicativos não têm a opção de selecionar se você está procurando um apartamento mobiliado ou não. Como dissemos antes, cada apartamento mobiliado é diferente, então você vai querer falar com o proprietário ou olhar o espaço antes de assinar um contrato de aluguel para saber exatamente o que está recebendo pelo seu dinheiro.

Custos e considerações adicionais

Quando se trata de apartamentos mobiliados, o proprietário investiu em encher a unidade com coisas. Esse custo inicial não desaparece – você, o locatário, provavelmente pagará por isso com um preço de aluguel mais alto. É aqui que você pode fazer algumas análises de custo-benefício. Compare o aluguel mensal da unidade mobiliada com um apartamento de tamanho igual no mesmo bairro, sem móveis. Em seguida, considere quanto você teria que pagar para comprar qualquer mobiliário que ainda precise. Adicione custos de fornecimento ao aluguel e verifique se esse número é maior ou menor que o preço do local mobilado. Se você ainda não possui muitos móveis, o apartamento mobiliado provavelmente é mais barato e você pode considerar essa opção.

Razões para escolher fornecido

Uma unidade mobiliada é melhor para você do que o local sem mobília? Confira esta lista de prós e contras que descreve situações em que você pode ou não considerar um espaço totalmente mobiliado: Prós: Você não precisará mover nenhum móvel pesado. Você não precisará comprar muito. Ideal para arrendamentos de curto prazo. Você ainda pode decorar para que o local pareça com o seu. Contras: Você pode não ter espaço para móveis grandes que você já possui (o que significa que você precisará armazená-los ou se livrar deles). O aluguel é mais alto (o que não é bom se você já possui móveis).

Locação Situacional

Em suma, se você optar por alugar um apartamento mobilado ou sem mobília, tudo se resume ao seu estilo de vida, orçamento e necessidades. Se você possui seus móveis ou gostaria de ficar, fique em um local sem mobília. No entanto, se você se mudar com frequência ou se um lote de móveis novos não estiver no seu orçamento no momento, um local mobiliado resolverá o problema de seu estilo de vida itinerante.

Se você acha que um apartamento mobiliado é ideal para você ou se deseja decorar um local sozinho, considere outros detalhes importantes quanto ao contrato de locação. Compreender o processo de locação e saber quais documentos pessoais e financeiros você precisa reunir podem economizar tempo e dores de cabeça ao solicitar um apartamento. Juntamente com o pedido de aluguel e os documentos comprovativos, você precisará fornecer um cheque para cobrir as taxas do pedido e, em seguida, um depósito de segurança, se for aprovado para avançar com a unidade. A aprovação de um apartamento pode levar até uma semana, mas pode chegar tão rápido quanto no mesmo dia.

Agora que você já sabe se vale a pena alugar um apartamento mobiliado em São Paulo, para suas características, compartilhe este post em suas redes sociais!