Dificuldades de se impor e dizer “não”

Você tem dificuldade de impor limites e dizer “não”? Fala sobre você ter muita consideração pelos outros e não querer contrariá-los, para não deixá-los tristes. Mas quando você diz “sim” para o outro, quando você queria dizer “não”, você precisa saber que está dizendo “não” para si mesmo e deixando uma parte de você mais triste.

Para entender a dificuldade de se impor e dizer não, você precisa perceber que de um lado está a consideração pelo outro: e do outro lado está a consideração por si mesmo, ou autenticidade. Uma maneira de entender isso é que sem consideração por você mesmo, você tende a se colocar em situações que você não gostaria e depois se sente mal. Para não afetar negativamente a relação com a outra pessoa, você acaba prejudicando a relação com você mesmo, com suas emoções.

Quanto mais você diz “sim”, quando queria dizer “não”, mais sua relação com você mesmo, sua autoestima e segurança tendem a diminuir. Então fica mais difícil dizer “não” em uma próxima vez. Por isso, quanto mais você se
distancia desse sentimento, menos autoestima e segurança você adquire.

É necessário se abrir a uma melhor relação com suas emoções. Você precisa entender que tristeza, raiva e medo, não são ruins, na verdade, elas são partes suas. O que faz essas sensações parecerem ruins é a tentativa de evitá-las, ignorá-las ou excluí-las.

Por mais que você sinta as emoções de tempos em tempos, isso ainda não é aceitá-la. O importante é criar uma relação com a mensagem que ela nos traz de bom. Porque quando você traz sua consciência para o presente, aceita, acolhe e reconhece, elas diminuem e deixam de ser um incômodo.

Se impor na vida quer dizer que você está do seu lado, o lado do seu coração ou seus sentimentos. Quando você inclui o sentimento que está impedindo você de se expressar, esse sentimento diminui e, junto com ele, também a raiva e o medo tendem a diminuir. Por outro lado, sua segurança, confiança e auto-estima tendem a aumentar.

Se impor na vida é ouvir e se guiar pela sua voz interior e se permitir a manifestar o novo, fazer mudanças e impor limites se expressando.

O que você achou dessas ideias aqui? Gostaria de ouvir suas impressões. Ok?

Thiago Souza – Terapeuta Familiar Sistêmico

  • Instagram: @thiagosouza.processo.sistêmico
  • Fone Fixo (11) 2428-2192
  • WhatsApp (11) 99344-1412