Em 1967, São Roque passa a emitir carteira de motorista e a inauguração do Albergue Noturno – O Democrata

É gratificante sempre que alguém demonstra interesse em conhecer a história de São Roque. São curiosidades sobre nomes de ruas, times de futebol, prefeitos e vereadores, datas de fundação… O arquivo do Jornal O Democrata é o maior patrimônio cultural de São Roque e região desde 1º de maio de 1917. No entanto, como não é digitalizado, a pesquisa precisa ser feita com base em uma data, edição por edição, página por página.

O comerciante Manoel de Oliveira Melo (Bairro do Taboão), primeiro motorista profissional habilitado em São Roque (02/05/1968)

Em busca de um assunto em pauta, o caminho pode ser longo, demorado e, por vezes, até sem sucesso. Porém, é extremamente gratificante e cheio de surpresas históricas. Na procura por uma notícia, encontram-se dezenas de registros. A coluna Arquivo Vivo é apenas a ponta de um iceberg: uma montanha de informações congeladas que, diferentemente das geleiras, precisa do aquecimento para que grande parte da história da nossa cidade possa escorrer.

Nesta semana, duas notícias destacaram-se enquanto buscavam outros fatos históricos.

Em 28 de novembro de 1967, Diário Oficial autoriza a criação da 150ª Circunscrição de Trânsito em São Roque. O Democrata (08/12/1967)

SÃO ROQUE PASSA A EMITIR CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Até o final de 1967, o são-roquense precisava procurar cidades maiores, como Sorocaba, ou se aventurar na capital paulista para tirar a chamada “carta de motorista”. Era comum que motoristas caíssem em golpes ou até mesmo, de forma intencional, comprassem documentos “frios”, a famosa “carta por telefone”.

Na edição de 8 de dezembro de 1967, O Democrata publicou: “S.R. passará a expedir Carteira de Habilitação”. O Diário Oficial de 28 de novembro de 1967 publicou que o Diretor-Geral de Polícia e Diretor do Departamento Estadual de Trânsito criou a 150ª Circunscrição Regional de Trânsito de São Roque, com jurisdição sobre o município de Mairinque. Entre as competências estavam a habilitação de condutores de veículos automotores, além da supervisão e do controle da aprendizagem dos futuros motoristas.

“A instalação da Circunscrição de que trata esta portaria dar-se-á somente após a constatação, por parte do Departamento, de que a mesma dispõe de condições para a execução dos serviços.”

Na edição de 2 de maio de 1968, O Democrata noticiou a entrega das duas primeiras habilitações. Em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, ocorreu a entrega da carta de motorista número 1, expedida pela 150ª Circunscrição de Trânsito.

“O citado documento, que traz a data de expedição de 15 de abril, foi entregue pelo delegado de Polícia, dr. Eduardo Augusto Fleury, ao sr. Manoel de Oliveira Melo, brasileiro, natural de Caririaçu (CE), comerciante residente no bairro do Taboão, sendo de categoria profissional. A segunda carta expedida corresponde à primeira na categoria amador e pertence ao sr. Walter Vieira Barbosa, brasileiro, natural de São Roque, bancário.”

Informou-se ainda que, no dia anterior, mais dois exames foram realizados, com a participação de cerca de três dezenas de candidatos: exames práticos ou de rua (pela manhã) e teóricos (à tarde).

Inauguração do Albergue Noturno iniciativa da União Municipal Espírita de São Roque. O Democrata (14/12/1967)

ALBERGUE NOTURNO ‘LAR DE JESUS’
O Democrata noticiou, na edição de 14 de dezembro de 1967, que no domingo anterior (dia 8) ocorreu, de forma solene e festiva, a inauguração da Instituição Assistencial Espírita Albergue Noturno “Lar de Jesus”, localizada na rua Capitão Silveira Vieira, nº 94. Atualmente este serviço de acolhimento é realizado pelo Departamento de Bem-Estar da Prefeitura de São Roque.

“O sr. Benedito de Souza Ferraz, presidente da União Municipal Espírita de São Roque, convidou o prefeito eleito Henrique Luiz Arnóbio para juntos cortarem a fita simbólica. O primeiro secretário da UME, Lister Rosa Pedroso, apresentou um relatório do desenrolar dos trabalhos, que duraram 6 anos, 4 meses e 22 dias. A luta teve início em 1960, quando se observou que, quase todas as noites, homens, mulheres e crianças pernoitavam ao relento. Fixou-se, assim, a ideia de oferecer abrigo aos necessitados, sem distinção de cor, credo ou nacionalidade.”

“A ideia ganhou força quando o casal Joaquim Henriques Cruz e Benedita Nascimento Cruz doou o terreno para a construção do albergue.” Concluído em abril de 1967, embora não oficialmente inaugurado à época, no período de janeiro a novembro daquele ano foram atendidos 1.073 necessitados.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.