Em 1979, translado dos restos mortais do fundador de Mairinque marcou o aniversário da cidade | O Democrata

Conselheiro Francisco de Paula Mayrink estava enterrado no Rio de Janeiro

O 89º aniversário de Mairinque teve como destaque o transporte dos restos mortais do fundador do munícipio, o diretor da Estrada de Ferro Sorocaba, Conselheiro Francisco de Paula Mayrink (08/12/1839 – 31/12/1906).

O Jornal O Democrata estampou reportagens mostrando o empenho do prefeito Antonio Alexandre Gemente que cumpria o primeiro mandato (1977 a 1982). Gemente ocupa o cargo pela quarta vez no momento em Mairinque se prepara para comemorar mais uma aniversário no próximo dia 27 de outubro.

Em 20 de agosto de 1979, noticiou: “Sociedade Brasileira de Heráldica apoia o translado de Mayrink (foto 1) com o prefeito ao lado do presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica, professor Edson dos Santos Nunes, quando foi informado da necessidade da autorização por parte do único neto sobrevivente do Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, o professor Francisco de Paula Mayrink Lessa, autor do livro “Vida e Obra do Conselheiro Mayrink.”

O fundador de Mairinque estava sepultado no Cemitério São Francisco Xavier no Rio de Janeiro (mais conhecido por Cemitério do Caju) e os restos mortais foram transportados de avião para São Paulo. “Da Capital até Mairinque a urna será conduzida através de trem especial, sendo depositada no mausoléu que está sendo construído em uma das praças da cidade [Praça das Bandeiras ao lado do Paço Municipal]”

A segunda reportagem destacava: “Restos mortais do fundador de Mairinque já estão em São Paulo” (foto 2).
Registra a cerimônia no cemitério do Rio de Janeiro na qual o prefeito Gemente destacou a importância cultural do acontecimento. Por sua vez, o neto do fundador de Mairinque agradeceu em nome da família “a inédita e altíssima homenagem”.

Entre as autoridades representantes do governador e da Prefeitura do Rio de Janeiro e o padre Joseph Yao (Missão Católica Chinesa do Rio Janeiro) que exerceu atividade em Mairinque. A cerimônia também contou com o presidente da Comissão de Translado, Dr. João Garcia Neto.

A edição de 27 de outubro, destacou: “Translado, o ponto alto dos festejos”. A cerimônia tinha início previsto para às 9h30 na Estação da Fepasa de onde a urna seria conduzida em carro aberto do Exército do Regimento Deodoro de Itu (foto 3).

A cobertura completa foi publicada no dia 3 de novembro com o título “Mairinque completou seu 89º aniversário” (foto 4).

Mais de duas mil pessoas participaram da principal solenidade ao som de Chopin e com os prefeitos Antonio Fernando Silva Rosa (Itapetininga), Orlando Silva (Ibiúna) e Quintino de Lima (São Roque), deputado estadual Walter Mendes e grande número de vereadores. O ex-prefeito de Mairinque, João Chesine, discursou em nome do governador Paulo Maluf.

A mesma edição traz um texto do jornalista José Roberto Pinto Figueiredo (Pelica) com o título “O Túmulo do Home”.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados