Empresas de transporte promovem mudanças para prevenir contaminação de passageiros

A Viação Piracicabana, responsável pelas linhas intermunicipais da região, anunciou as alterações que farão a fim de prevenir a contaminação de passageiros e funcionários pelo coronavírus. De acordo com informações, ainda hoje (18) uma tabela será divulgada com os novos horários, o que se sabe é que as viagens para Cotia e Itapevi tiveram os horários reduzidos pela empresa, enquanto os ônibus para Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus foram mantidos. 

Já a Viação Cometa diminuiu a linha de São Roque a São Paulo para apenas três viagens por dia, sendo elas, de São Roque para São Paulo às 06h, 12h e 18h15 e de São Paulo para São Roque, às 08h, 14h e 20h30.

Os novos horários já estão funcionando nesta quarta-feira (18).  Segundo a Viação Cometa, os funcionários também estão trabalhando em tempo reduzido, com os guichês abertos das 05h30 às 18h30. 

A Viação Mirage informou pretende ajustar os horários de ônibus no município, priorizando o transporte em horário de pico. De acordo com informações, alguns bairros poderão sentir mais as diferenças com os novos horários.

A expectativa também é que ainda hoje uma nova tabela seja divulgada. Até o momento, os ônibus estão circulando normalmente e sendo higienizados pela equipe de limpeza da empresa. 

Heber Prudente, gerente de Operações da Mirage, comenta que iniciaram a higienização da frota com agentes bactericidas e álcool. “A higienização está sendo feita no terminal rodoviário nos intervalos das linhas e também em nossa garagem no período noturno”, comenta.

A Viação Rápido Luxo Campinas mantém horários normais para Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Sorocaba.

Mudanças na capital paulista

A Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo informou nesta semana que os trens do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não terão redução de frota por conta do coronavírus. O mesmo acontece nos terminais e ônibus metropolitanos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

As únicas viagens canceladas na capital paulista são as do Expresso Turístico, que é um passeio de trem tradicional que parte todos os domingos da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, rumo à histórica Vila de Paranapiacaba. A medida foi tomada neste domingo (15) e permanece por tempo indeterminado como ação para conter o avanço do novo vírus.