Ensino Fundamental I terá novos materiais de apoio por meio de programa federal | O Democrata

 

A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Educação, renovou a adesão ao importante programa do Ministério da Educação, o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, que acompanha as principais diretrizes de mudanças do cenário educacional com obras didáticas, pedagógicas e literárias. A partir desta nova adesão, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, irão contar com novos materiais de apoio que irão enriquecer as aulas.

As principais mudanças são a unificação do livro didático para todas as escolas da rede; livros de 1º ao 5º ano consumíveis, ou seja, não serão reaproveitáveis pelos alunos no ano seguinte, possibilitando melhor aproveitamento durante o ano por parte do aluno;

obras adequadas à 3ª versão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (publicada em 06/04/2017); Livro Didático da disciplina Arte para todos os anos; guia didático da disciplina Educação Física para o professor; exemplar “Projetos Integradores” que propõe o trabalho por meio de projetos com a intenção de articular conhecimentos de diversas disciplinas; obras impressas disponíveis em versão digital com conteúdos complementares.

A grande novidade para a Educação Infantil será o guia de práticas pedagógicas, também do PNLD, com ciclo de 3 anos de utilização. O material, que não é consumível, reúne orientações para os professores e para a realização de propostas didáticas a partir dos campos de experiências, e tem ainda como objetivo ampliar o universo de conhecimentos e habilidades das crianças da creche e pré-escola. A compra dos materiais é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outras Notícias 

Prefeitura entrega nova estrutura do CRAS Terra Baixa à população

A Prefeitura de Araçariguama vai inaugurar, no dia 2 de julho, a reforma, readequação e nova estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Terra Baixa. O equipamento, que faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Assistência Social, conta com salas de coordenação, atendimento individual, cadastro único, salas de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cozinha e banheiros.

Com a nova estrutura, o CRAS proporcionará mais conforto e comodidade aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais. O CRAS atua com famílias e indivíduos em vulnerabilidade social, visando a orientação para o fortalecimento dos convívios sociofamiliar e comunitário.

As equipes, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), executam serviços de proteção social básica no âmbito municipal. Diariamente são realizados atendimentos individuais, atendimento do Cadastro Único, visitas domiciliares e institucionais, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo, apoio e acompanhamento familiar, entre outros serviços.

“O CRAS é uma parceria entre o nosso município e o Governo Federal. O local não passou por manutenção ao longo dos últimos 9 anos. Nós não só readequamos e reformamos, como ampliamos os serviços, onde eram atendidas cerca de 600 famílias, hoje são mais de 2.500”, disse a prefeita Lili Aymar.

Secretaria de Obras e Frente de Trabalho recebem novos equipamentos

As equipes da Secretaria de Obras e Frente de Trabalho receberam da Administração Municipal na última semana as novas ferramentas e equipamentos que serão utilizadas na manutenção e serviços essenciais. Entre os itens estão: carrinho de mão, enxadas, pá, luvas nitrílica e luvas de segurança, regador, mangueira, trena, facão, lamina de serra, serra mármore, furadeira, rastelo, machado, lima de ferro, óculos de proteção, facão, avental de couro e outros.

 

 

 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.